2014

Produtor quer prótese para bezerra que nasceu com três patas

04 abr 2014 às 18:21

O produtor de leite Gilberto Bernini quer usar a ExpoLondrina 2014 como vitrine para a bezerra Talismã. O animal da raça girolanda, de apenas 5 meses, tem apenas três patas, pois nasceu com má-formação em um dos membros dianteiros.

Betão Bernini, como prefere ser chamado, expõe Talismã no Pavilhão América Ugolini tentando sensibilizar pesquisadores. O objetivo é doar o animal para estudos. "Quero que alguma universidade se interesse e providencie uma prótese para ela", reivindica.


Segundo o produtor, a bezerra pode chegar a 600 quilos e produzir 50 quilos de leite por dia. "Hoje ela está com mais de 100 quilos, e tem dificuldade para caminhar. Não posso cuidar dela sabendo que sua estrutura não vai suportar o peso do corpo", lamenta.


A bezerra Talismã, segundo ele, leva uma vida normal na Fazenda Rancho da Mata, em Grande Rios. "Ela é o xodó da fazenda, todo mundo gosta dela".


Betão Bernini trabalha com inseminação artificial de vacas girolandas. Ele revela que com 30 anos de experiência é a primeira vez que vê uma bezerra com a característica de Talismã. "Falaram em sacrificar, mas a gente pega carinho, quero dar uma vida à ela. É um animal saudável, não sei o que vai acontecer".

O produtor reforça o apelo para pesquisadores. "Na universidade poderiam acompanhar o desenvolvimento dela, seria uma boa experiência de apresentar alguma inovação e criar uma prótese para vacas", sugere.


Continue lendo