Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Expo 2018

Fé e sustentabilidade transformam pneus velhos em arte sacra

Fernando Buchhorn - Redação Bonde
09 abr 2018 às 20:37
- Fernando Buchhorn/Redação Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Considerado um dos maiores entraves ambientais, o descarte de pneus velhos ganhou um aliado na luta por sustentabilidade no interior do Paraná. Um eletricista de Formosa do Oeste, Noroeste do Estado, está transformando pneus velhos em imagens sacras.

Quem chega ao estande de Cledson de Jesus, no Pavilhão Internacional, não imagina os detalhes por trás dos santos, anjos e querubins expostos no local. Isso porque, a princípio, eles são idênticos a outras imagens feitas em gesso e outros materiais. Mas as diferenças são muitas, a começar pelo peso. As peças são muito leves e também resistentes. "Elas são laváveis, não quebram e podem ficar na chuva", afirma Cledson.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ele ressalta, porém, que a principal característica do trabalho dele é a sustentabilidade. Foi esse o conceito suscitado por um padre de sua comunidade em uma conversa sobre preservação ambiental.

Leia mais:

Imagem de destaque
tentativa de furar o bloqueio

PF prende motorista suspeito de tentar invadir o Palácio da Alvorada

Imagem de destaque
ExpoLondrina 2018

SRP inicia ressarcimento de ingressos para show de Nando Reis

Imagem de destaque
Hipismo

Égua recebe aplausos durante competição na ExpoLondrina 2018

Imagem de destaque
Veja as opções!

Food trucks trazem novidades à praça de alimentação da Expo


Ouça a entrevista com Cledson em que ele explica o processo de produção e as vantagens das imagens feitas em borracha:

Publicidade



Hoje, apenas um ano e sete meses depois, a fábrica já conta com 15 empregados registrados e utiliza para pintura a mão de obra de cerca de 200 famílias da região.

Publicidade


"Temos na fábrica três pessoas dedicadas exclusivamente ao treinamento de famílias para fazer o trabalho de pintura", acrescenta. Toda a pintura é feita fora da fábrica e esse trabalho tem se transformado em complemento ou até fonte principal de renda para as famílias envolvidas.  



Cledson diz que o volume de produção varia de acordo com a complexidade das peças, mas que a média fica em torno de 3 a 5 mil unidades por mês. A criação das formas é parte mais cara do processo, enquanto a mais demorada é a pintura. A menor peça que ele produz é um São Francisco de Assis, com cerca de 12 centímetros, e as maiores são de Nossa Senhora de Aparecida, Santo Antônio e São Francisco de Assis, com 65 centímetros de altura. Os preços variam de R$ 20 até R$ 150.


A empresa já tem representantes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e deve fechar parceira para distribuição em São Paulo.

(Com informações de assessoria de imprensa)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade