Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
20 de janeiro

Dia Mundial do Queijo: conheça o queijo típico de alguns países

Redação Bonde
20 jan 2022 às 07:00
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Dia Mundial do Queijo é comemorado em 20 de janeiro. Com diferentes versões, os queijos são incrementados nos almoços, jantares, cafés e lanches, sempre proporcionando um sabor especial à refeição.


Cada região do mundo tem um tipo de queijo diferente. Confira alguns detalhes sobre cada um deles na lista feita pela Tirolez.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Brasil

Leia mais:

Imagem de destaque
Irresistível

Dia 24 de abril é do churrasco: anote essas dicas e receitas para o preparo perfeito!

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná


O queijo tipicamente brasileiro é o requeijão cremoso, criado por Moacyr de Carvalho Dias, em Poços de Caldas (MG). Ele costuma ser consumido em lanches, pães e torradas.

Publicidade


França


O brie é o queijo francês. Seu sabor e textura se modificam no decorrer do tempo. Nos primeiros 15 dias de fabricação, é mais suave, com textura firme e casca branca; entre 15 e 30 dias, seu sabor fica mais acentuado e a textura mais cremosa; após 30 dias, torna-se bastante cremoso e a casca ganha uma coloração não uniforme.

Publicidade


Itália


Na Itália, o queijo típico é a muçarela. É um queijo macio e não maturado, com uma coloração branca ou levemente amarelada. A muçarela chegou ao Brasil entre os anos 1860 e 1890, trazida pelos imigrantes italianos, e pode ser encontrada em diversos formatos, como fatiada, para lanches, ou em peças maiores, de 3,5 quilos.

Publicidade


Holanda


Com uma textura macia e sabor suave e levemente adocicado, o gouda é o queijo holandês. Versátil, ele pode ser consumido com frutas, vinho, cerveja, doces e compotas.

Publicidade


Inglaterra


O queijo inglês é o cottage, do tipo fresco e com sabor suave. Devido ao baixo teor de gordura, ele é o queridinho dos que buscam por uma alimentação saudável. Além disso, ele é fonte de vitaminas do complexo B e minerais, proteínas e potássio. Assim como o gouda, é versátil e combina com acompanhamentos doces e salgados.


Suíça


Um dos queijos mais famosos do mundo, o gruyère tem origem suíça, mas ficou famoso na França. Sua consistência é semidura e encorpada, seu sabor é amendoado e ligeiramente adocicado. Pode ser saboreado puro, em tábuas de queijos e frios, em sanduíches e lanches, com frutas ou em receitas.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade