Pesquisar

Canais

Serviços

- iStock
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
20 de janeiro

Dia Mundial do Queijo: conheça o queijo típico de alguns países

Redação Bonde
20 jan 2022 às 07:00
Continua depois da publicidade

O Dia Mundial do Queijo é comemorado em 20 de janeiro. Com diferentes versões, os queijos são incrementados nos almoços, jantares, cafés e lanches, sempre proporcionando um sabor especial à refeição.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Cada região do mundo tem um tipo de queijo diferente. Confira alguns detalhes sobre cada um deles na lista feita pela Tirolez.

Continua depois da publicidade


Brasil


O queijo tipicamente brasileiro é o requeijão cremoso, criado por Moacyr de Carvalho Dias, em Poços de Caldas (MG). Ele costuma ser consumido em lanches, pães e torradas.


França

Continua depois da publicidade


O brie é o queijo francês. Seu sabor e textura se modificam no decorrer do tempo. Nos primeiros 15 dias de fabricação, é mais suave, com textura firme e casca branca; entre 15 e 30 dias, seu sabor fica mais acentuado e a textura mais cremosa; após 30 dias, torna-se bastante cremoso e a casca ganha uma coloração não uniforme.


Itália


Na Itália, o queijo típico é a muçarela. É um queijo macio e não maturado, com uma coloração branca ou levemente amarelada. A muçarela chegou ao Brasil entre os anos 1860 e 1890, trazida pelos imigrantes italianos, e pode ser encontrada em diversos formatos, como fatiada, para lanches, ou em peças maiores, de 3,5 quilos.


Holanda


Com uma textura macia e sabor suave e levemente adocicado, o gouda é o queijo holandês. Versátil, ele pode ser consumido com frutas, vinho, cerveja, doces e compotas.


Inglaterra


O queijo inglês é o cottage, do tipo fresco e com sabor suave. Devido ao baixo teor de gordura, ele é o queridinho dos que buscam por uma alimentação saudável. Além disso, ele é fonte de vitaminas do complexo B e minerais, proteínas e potássio. Assim como o gouda, é versátil e combina com acompanhamentos doces e salgados.


Suíça


Um dos queijos mais famosos do mundo, o gruyère tem origem suíça, mas ficou famoso na França. Sua consistência é semidura e encorpada, seu sabor é amendoado e ligeiramente adocicado. Pode ser saboreado puro, em tábuas de queijos e frios, em sanduíches e lanches, com frutas ou em receitas.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade