Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sensacional!

Crumble de nectarina é opção de sobremesa para o fim de semana

Receita: Folhapress
13 mai 2021 às 12:02
- Pixabay
Publicidade
Tempo de Preparo Rendimento
0h 30 min
6 porções
Preparo Fácil
Continua depois da publicidade

Ingredientes

  • 4 nectarinas maduras, mas firmes, com casca
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 125 g de manteiga sem sal gelada
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de amêndoas torradas e grosseiramente picadas
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Modo de preparo

- Lave e fatie as nectarinas. Distribua em um refratário

- Salpique três colheres de sopa de açúcar sobre as frutas e duas colheres de sopa de manteiga

- Misture o restante da manteiga e do açúcar com a farinha até formar uma farofa grossa

- Cubra as frutas com a farofa sem apertar

- Salpique as amêndoas

- Leve ao forno médio por cerca de 20 minutos, até que a superfície esteja dourada e o recheio borbulhando

Você conhecia?

Um arremedo de torta. É mais ou menos isso o "crumble", doce típico inglês e muito comum também em países como os Estados Unidos. Arremedo ou não, a sobremesa é uma delícia e extremamente fácil de fazer –fácil mesmo, fica pronta em 30 minutos e não requer absolutamente nenhum eletrodoméstico além de um forno convencional.

Criado na escassez, o doce ganhou o mundo e também uma porção de versões. Na época da Segunda Guerra Mundial, o "crumble" (palavra que significa migalha em inglês) se tornou um jeito de manter a sobremesa na mesa mesmo com a falta de ingredientes na despensa. Assim, em vez de uma torta completa, as donas de casa picavam frutas e as cobriam com uma farofa feita com o que havia de farinha, manteiga e açúcar –e eventualmente nozes e migalhas de pão amanhecido.

A facilidade de cortar frutas, cobri-las e farofa e colocar no forno parece se encaixar perfeitamente na realidade atual, em que as pessoas estão sempre correndo, mas não dispensam uma guloseima. A preparação lembra a nossa cuca de banana, mas difere no fato que a receita do sul do país tem uma camada de massa, além da fruta e da farofa crocante.
Na receita que dou aqui, usei nectarinas amarelas com a casca, pois o vermelho confere uma cor linda ao quitute. O resultado é delicioso, lembrando pêssegos em calda (mas sem os problemas dos produtos industrializados e cheios de açúcar) coberto de massinha crocante, com amêndoas. Sorvete de baunilha acompanha.

Essa receita é uma das mais fáceis de adaptar ao que se tem na cozinha. A farofa não precisa de nenhum tipo de oleaginosa, mas comporta amêndoas, castanhas diversas, nozes e avelãs. Entre as frutas, é possível tentar pêssego, maçã, banana, pera, cereja, morango, frutas vermelhas em geral e até abacaxi. Ou seja, tem para todo gosto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Continue lendo

Últimas Receitas

Publicidade