Sozinha ou acompanhada

Focaccia é bom início no mundo dos pães

Receita: Folhapress
13 mai 2021 às 11:16
Tempo de Preparo Rendimento
3h 0 min
12 porções
Preparo Fácil

Ingredientes

  • 600 ml de água
  • 650 g de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico em pó
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 3/4 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de sal grosso
  • 1 colher (sopa) de alecrim seco

Modo de preparo

- Misture o fermento, a água e a farinha com uma colher e deixe descansar alguns minutos

- Adicione metade do azeite, o sal refinado e o açúcar e misture muito bem por alguns minutos. A massa estará bem grudenta

- Trabalhe-a em uma superfície levemente enfarinhada ou em uma tigela por mais dez minutos

- Leve para um recipiente grande untado com óleo ou azeite, cubra com plástico-filme e deixe descansar por duas horas

- Em uma assadeira de cerca de 30 cm x 45 cm, pincele com azeite

- Espalhe a massa na forma com muito cuidado, fazendo com que chegue às laterais

- Cubra com plástico-filme e deixe descansar por mais 30 minutos

- Pincele o restante do azeite sobre a massa e aperte-a com os dedos, até que afundem por completo, mas sem furar

- Salpique o sal e o alecrim

- Asse por 30 minutos em forno médio pré-aquecido ou até que a focaccia esteja dourada

Sabia?

Os primeiros pães da história eram achatados, tanto pela falta de fornos e formas como pela não utilização de fermento. Mesmo os alimentos que passaram a usar leveduras algum tempo depois não eram nada como as massas fofas e aeradas a que estamos acostumados hoje.

Diz Marcella Hazan, em "Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica" (ed. WMF Martins Fontes), que a focaccia, o pão italiano leve e semichato, típico da região da Liguria, na Riviera Italiana, tem sua origem nestas receitas primordiais. Segundo ela, chamava-se panis focacius (algo como pão de lareira, em latim) a massa assada em um pedra, coberta com brasas e sobre uma fogueira.

Para quem quer começar no mundo dos pães, a focaccia pode ser uma ótima maneira. Feita dentro de uma assadeira, este pão leva azeite na massa e não precisa ser modelado. A dica é não ficar temeroso com a massa, que é mais mole mesmo. Contenha a vontade de colocar muita farinha e trabalhe a focaccia até que a massa fique lisa e bem elástica. O modo de preparo é com as mãos, mas quem tiver batedeira com gancho pode seguir os passos no aparelho, começando em velocidade baixa e aumentando a cada etapa.

Outro trunfo da focaccia é o fato de poder ser assada com uma série de coberturas. Sal e alecrim é uma das versões mais conhecidas, mas é possível substituir a erva por salsinha, sálvia ou manjericão, por exemplo.

Cebola, tomatinhos cortados ao meio, bacon, queijos (parmesão, gruyére e gorgonzola são opções) e azeitonas (particularmente a minha favorita) são outros ingredientes que podem embelezar sua receita.

Na hora de servir, o pão pode acompanhar pastas ou mesmo se transformar em sanduíche. A altura desta focaccia chega a cerca de três dedos. Ou seja, parta o pão ao meio e recheie como quiser. Uma sugestão? Queijo de cabra e presunto cru.

Continue lendo