Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sem óleo!

French toast: Rabanada à francesa é frita em manteiga

Receita: Folhapress
12 mai 2021 às 11:49
- Pixabay
Publicidade
Tempo de Preparo Rendimento
0h 15 min
8 porções
Continua depois da publicidade

Ingredientes

  • 8 fatias grossas de pão tipo chalá (ou brioche)
  • 2 ovos
  • 1 ½ xícara (chá) de leite
  • 1 colher (café) de extrato de baunilha
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 8 colheres (sopa) de manteiga sem sal
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Modo de preparo

- Bata todos os ingredientes em uma tigela com um garfo ou um batedor de arame

- Aqueça uma frigideira e coloque uma colher de manteiga

- Mergulhe cada fatia de pão na mistura líquida por alguns segundos de cada lado

- Frite na manteiga dos dois lados até dourar

- Repita a operação usando uma colher de sopa de manteiga para fritar cada fatia

História

Todo mundo concorda que rabanada é um clássico, principalmente na época do Natal. Confesso, no entanto, que nunca gostei. Ainda que seja uma preparação tradicional e saborosa, até as mais sequinhas rabanadas sempre me pareceram demasiadamente gordurosas. Mas nunca tive a mesma impressão com as torradas francesas. Lindas e feitas na frigideira, fazem menos sujeira (em geral) e podem ser parte de um café da manhã reforçado ou brunch (junção das palavras que significam café da manhã e almoço em inglês: "breakfast" e "lunch") em qualquer época do ano –inclusive durante a quarentena.

A grande diferença entre a rabanada e a torrada francesa é o método de cocção. Enquanto a primeira é frita por imersão em óleo, a segunda é praticamente salteada em um pouco de manteiga, apenas o suficiente para que fique crocante e dourada. A "french toast", inglês para "torrada francesa", na França mesmo, é chamada de "pain perdu", que significa "pão perdido", já que era utilizado pão amanhecido em sua confecção, para que fosse completamente aproveitado. A primeira referência ao prato, porém, está no "Apício", uma coleção de receitas que data da época do Império Romano e indica uma preparação de fatias de pão fritas e cobertas com mel.

Aqui, uso um chalá, pão típico de festas judaicas. Segundo Jessamyn Waldman Rodriguez no livro "Pão Quente" (ed. Companhia de Mesa), trata-se de um alimento com significado. Uma trança de três pontas significa verdade, paz e justiça, por exemplo, enquanto uma redonda representa continuidade. Usei a receita dela, presente neste livro, para a foto que ilustra esta coluna. Muitos dizem que é possível usar brioche ou mesmo pão de forma industrializado para fazer a torrada francesa. Eu sempre uso pão chalá, pois tem uma consistência rica, que impede que o pão fique molhado demais ao ser mergulhado na mistura de leite e ovos. Sobre isso especificamente, a dica é bater bem para dissolver as claras que podem fritar por si só no pão, dando um aspecto estranho.

Os "pains perdus" são melhores se servidos saídos da frigideira. Aqui, aparecem avulsos com banana e mel e em uma versão com a fruta e doce de leite. Frutas frescas e sorvete são uma ótima ideia, assim como o simples açúcar e canela –aquele mesmo da rabanada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Continue lendo

Últimas Receitas

Publicidade