Na tigela da batedeira, junte o fermento fresco com uma colher de sopa da quantidade total de açúcar que você vai utilizar para a receita. Amasse até virar uma pastinha e reserve por 5 minutos.
Enquanto isso, esquente o leite e adicione a manteiga na mesma panela para que ela derreta.
Adicione a mistura do leite na batedeira junto com o óleo, o cream cheese, o açúcar mascavo, o sal e o ovo com a gema. Misture bem com o fouet e então acrescente a farinha para pão.
Com o gancho da batedeira, ligue na velocidade mínima até que a massa se forme. Assim que se formar, aumente a velocidade para máxima e deixe sovar por 10 minutos. Você pode fazer esse processo à mão, mas aí é bom sovar por mais tempo, até que a massa fique bem elástica e fofa.
Passe um pouco de óleo em uma tigela e disponha a massa ali dentro. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por 6 a 12 horas.
Depois de descansada, abra a massa em formato retangular numa superfície enfarinhada com aproximadamente 0,5 cm de espessura.
Espalhe o creme de avelã por toda a massa e polvilhe a avelã picada e o coco ralado. Depois, enrole a massa e corte várias rodelinhas (o mesmo corte das fatias húngaras) com a espessura de quase dois dedos.
Arrume uma forma de pão e forre-a com papel-manteiga. Posicione-a na vertical e coloque uma fatia de pão por vez, intercalando o lado até o fim da forma. Assim, quando você deixá-la reta, terá um pão todo trançado.
Deixe o pão descansar por 40 minutos num local bem quentinho. Em seguida, pincele o topo do pão com um ovo batido junto com uma pitada de sal e polvilhe com açúcar cristal. Asse em forno preaquecido a 180˚C por 40-50 minutos.