Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De onde vem?

Vanila, a linda orquídea que produz a baunilha

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
As orquídeas encantam pela beleza e delicadeza - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Embora muitas orquídeas tenham perfume típico, lembrando muito o cheiro do chocolate, coco, do morango e, principalmente, de flores, poucas variedades são comestíveis. Nessa categoria, a orquídea mais famosa é a Vanila edwalli, que produz a baunilha, originária do Brasil e da América Central.

A baunilha possui raízes grossas, folhas ovais e lanceoladas, de coloração verde-escura, flores verde-amareladas e o fruto, que é a própria "fava" da baunilha, é alongado, medindo cerca de 20 a 25cm de comprimento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Antes de se transformar nas favas marrons e adocicadas que conhecemos, as favas verdes são colhidas e passam por um longo processo de secagem, maturação e fermentação (responsável por seu rico sabor e fragrância), que chega a durar meses.

Leia mais:

Imagem de destaque
Herói

Laboratório vai clonar cão de resgate do 11 de setembro

Imagem de destaque
Luzes de emoção

Chapit, um robô capaz de acordar os mais preguiçosos

Imagem de destaque
Conta a lenda

Descobrir o vidro deveu-se ao acaso

Imagem de destaque
"O queridinho"

O carisma dos golfinhos e suas peculiaridades


Devido ao seu alto custo, produziu-se uma substância sintética chamada vanilina, que nem de longe se aproxima do verdadeiro aroma de baunilha, isto devido à presença de outras substâncias que dão mais equilíbrio e intensidade ao aroma natural.

Publicidade


No mercado americano, a essência natural de baunilha ocupa cerca de 90% do segmento, enquanto a sintética fica com o restante. No Brasil, ocorre exatamente o contrário.


Pode-se encontrar baunilha a granel em mercados ou embalados em vidros nos supermercados. A de boa qualidade deve apresentar aroma rico, ter superfície oleosa e ser suave ao toque. Devem-se evitar favas que aparentem secura, pouco aroma ou mostrem sinais de fungos.

A baunilha é considerada uma especiaria por interferir de forma benéfica no sabor final da comida, além de permitir a conservação dos alimentos. É usada largamente na aromatização de sorvetes, chocolates, bebidas e produtos de confeitaria, além de ser também utilizada em perfumaria e, em pequena escala, como medicinal.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade