Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Bolo de carne

Classificada

Chef Taíco
30 mai 2018 às 10:21
- Fábio Teódulo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O açougue era um estabelecimento tradicional. Com equipamentos rudimentares, avental avermelhado e sorriso dourado na boca, seu Laércio empurrava quartos bovinos pendurados em enormes ganchos e com grande habilidade manuseava suas facas, ora a pequena durante a desossa e outras vezes a grande para finalizações.
Um boi desenhado na parede azul clara era todo repartido com linhas pontilhadas. Uma tabela na parede indicava os vários cortes e os classificavam conforme a textura e a presença ou não de ossos e isto precificava o produto.
Para mim, estar no açougue era um deleite. Ficava do lado de dentro já devidamente autorizado, me apoiava no grande cepo de peroba e observava aquelas mãos habilidosas trabalhando freneticamente, transformando o enorme animal em alcatra, filé, patinho, músculo, costela e muitos outros pedaços.
Em seguida acontecia a limpeza dos cortes separando: sebo, gorduras, recortes e aparas. O sebo ia para um balde enquanto os demais iam para uma bacia enorme e logo eram somados a pedaços do pescoço, bochechas, pontas do acém e da costela.
Tudo era levado para um enorme moedor que com muito barulho triturava misturando o conteúdo da bacia.
No balcão refrigerado uma caixa branca bem arrumada recebia a plaqueta: "carne moída" e só. Estava classificada e disponível.
Alguns poucos cruzeiros do mais humilde dos bolsos podia levar proteínas e gorduras frescas, saudáveis e saborosas para os mais diversos preparos: refogadinha com batatas, molho para macarronada, quibes, kaftas, hambúrgueres, almôndegas, etc.
Como a família era grande a carne tinha que render. Junto com pão, ovos , cebola, linguiça e temperos, a carne moída era transformada em um delicioso bolo de carne que em fatias perfumadas e suculentas por muitas vezes nos fizeram mais felizes e satisfeitos.

Clique aqui e confira a matéria completa

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade