Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Caldo verde

Esquentante

14 jun 2018 às 11:38
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os invernos eram longos e muito frios.
Naqueles tempos meu guarda roupas era muito mais equipado para esta estação que judiava de todos e de tudo. Luvas, gorros, cachecol, meias de lã compunham minha vestimenta desde meados de abril, época da "Exposição", até o desfile de sete de setembro. Fazendo as contas era quase meio ano de baixas temperaturas.
Estes agasalhos não eram artigos de luxo e exibicionismo, andando um pouco podiam ser facilmente encontrados em armarinhos pela Rua Sergipe ou nas lojas de departamentos como a Lord, Fuganti ou Pernambucanas.
O frio era para todos, portanto os preços eram democráticos. E assim as mães com suas proles passeavam pelas calçadas com os lábios rachados e os rostos rosados pelo vento frio.
Não obstante em meio à dinheirama que corria solta, os novos ricos exibiam seu poder aquisitivo em um belo desfile de peles, couros e cashmeres, num contraste filosófico com o piso barrento e avermelhado.
Os eventos aconteciam com muita freqüência, desde quermesses a casamentos e formaturas, mas em todos os casos os salões eram gélidos. Não havia aquecedores e nem lareiras.
Muito bem agasalhados os convivas eram servidos tendo como som ambiente um espirro aqui e uma tosse acolá...
Mas de um destes me recordo muito bem e com muita satisfação.
Agradeço muito à colônia portuguesa que nos presenteou com magníficos pratos de sua gastronomia.
Já era noite, o vento gelado fazia a chuva fina cair de atravessado. O piso do local era de lajotas, as mesas de vidro congelavam com os talheres, o desconforto era gritante.
De repente fomos servidos com um maravilhoso "esquentante": m creme de batatas com paios e calabresas, colorido por muita couve. O maravilhoso caldo verde nos aqueceu até o espírito e salvou a noite.
A melhor comida é a servida na hora certa, no local certo com o clima apropriado.

Clique aqui e confira a matéria completa

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade