Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Doce de mamão

No canto do muro

Chef Taico
01 ago 2018 às 11:56
- Fábio Teódulo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O quintal fazia parte das nossas vidas.
Parte cimentado e parte terra vermelha recebia os mais variados espécimes animais e vegetais que por ali conviviam e progrediam pacificamente.
O "Bob" passava o dia acorrentado ao pé de limão para a noite, depois de chacoalhar a courama amarela, correr e latir guardando seu território. Viveiro de periquitos, gaiolas variadas, coelhos e galináceos animavam o local, tudo à sombra do enorme flamboyant.
A diversidade de plantas era grande: variadas flores, samambaias, canteiro de ervas e couves e também algumas frutíferas coloriam e perfumavam na sua constante sazonalidade.
Dava muito trabalho: tratar, varrer, podar e lavar. Mangueira na mão já virou diversão, esguichando aqui e ali a água corria adubada pro canto do muro.
Meu pai adorava mamão, comia até as sementes.
Plantados estrategicamente ali onde a água depositava o adubo, alguns mamoeiros produziam sem parar, menos o macho que só polinizava. E não faltava abelha na florada.
Empilhados no longo caule os frutos eram apanhados conforme a receita exigia: verdes, de vez ou maduros.
Pro doce o verde era apanhado, riscado na ponta da faca sangrava a noite toda; "cuidado filhinho, o leite te queima a mão".
Lavado e ralado grosso dessorava na água com sal pra desamargar lentamente. Enquanto isso o tacho de cobre era esfregado com sal e limão pra tirar o zinabre.
Já no fogo recebia muito açúcar e o mamão já lavado.
Lentamente o doce era mexido, a calda engrossava, o fruto amolecia, mas continuava verdinho por causa do cobre.
O adocicado "bouquet" do doce de mamão tomava conta da casa.
Eu adorava comer assim:
Depois de gelado, pegava uma bela colherada de doce e ia comer devagarinho, sentado no quintal observando a natureza, um universo bem ali no fundo da casa.

Clique aqui e confira a matéria completa

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade