13/06/21
PUBLICIDADE
Coxinha de mandioca

Roça



A foice cortava firme, a capoeira de canela grossa deitava, a mão grossa e forte roçava preparando aquele local de terra forte e fresca pra receber mudas e sementes.
Tudo brotava e crescia. O adubo eram as cinzas das leiras queimadas que enchiam de vigor os caules e folhas.

A brotação era contida com a enxada, pesada e suada, que limpava o entorno numa labuta diária, arruando, coroando e empilhando.
Planta nativa a mandioca vingava e revingava, pois logo que as enormes raízes eram arrancadas, o caule era repicado e plantado em pequenas valas cavocadas no enxadão.
O Jeep encardido de pó ou de barro, nunca voltava vazio. Vinha carregado com os mais diversos produtos que a fartura da terra nova providenciava.
Dois moleques fazendo muita força arrastavam o balaio de palha até a beira do tanque, torneira aberta, as raízes eram lavadas entre pingos de suor avermelhado, esforço que seria muito bem recompensado.
Já cascadas e picadas cozinhavam na enorme panela preta, e entre as borbulhas lentas amarelavam e amaciavam "derretendo".
Com paciência os fiapos saiam, e entravam o sal e a farinha que a colher de pau mexia virando e revirando pra lá e pra cá até dar o ponto.
Agora as mãos mais habilidosas, lambuzadas de manteiga beliscavam a massa e faziam bolinhas às dezenas.
O recheio era de carne moída bem refogada com muita cebola, alho e salsinha.
Num movimento contínuo as bolinhas eram achatadas, recheadas e modeladas na forma de coxinhas, em seguida eram mergulhadas no leite gordo antes de rolar na farinha de rosca.
Gordura quente, a massa dourava rapidamente e a escumadeira ia retirando e colocando os quitutes numa peneira pra escorrer.
A pressa era maior que a fome. Eu pegava uma da peneira e mordiscava devagar pra não queimar a língua, mas devagarinho me deliciava.
Direto da roça: Coxinha de mandioca.

Clique aqui e confira a matéria completa.
Chef Taico
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Arroz doce

Deduzindo

04 OUT 2018 às 22h30
Dobradinha

Dia certo

27 SET 2018 às 22h30
Panqueca

Preferência mundial

20 SET 2018 às 22h30
Costelinha de porco

Bem assadinha

13 SET 2018 às 22h29
Cuscuz paulista

Paulistas

06 SET 2018 às 09h55
Bolo de fubá cremoso

Mimoso

30 AGO 2018 às 22h30
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados