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3 dicas para criar e expandir sua franquia

Redação Bonde
02 mai 2014 às 11:18
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A dependência por gestores multidisciplinares e que consigam replicar de maneira completa o sucesso do negócio é hoje o principal gargalo para as empresas que querem expandir sua atuação. Veja então como estruturar um sistema de franquias sólido e, ao mesmo tempo, simples de gerenciar.

Segundo pesquisa da ABF, Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias faturou, em 2012, mais de 103 bilhões de reais. Um aumento contínuo desde 2002, e que representou 16,2% de crescimento no último ano. Olhando dessa forma, implementar um sistema de franquias que acelere o desenvolvimento e o faturamento da sua marca pode se mostrar uma ótima ideia. Infelizmente, a busca e a dependência por gestores multidisciplinares, capazes de replicar a excelência do modelo de negócio desenvolvido é o gargalo mais comum para a construção e a expansão das redes de franchising. Afinal, como encontrar o franqueado perfeito?

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É fato que dificilmente as empresas encontrarão franqueados que entendam simultaneamente de finanças, marketing, vendas, empreendedorismo, entre outros. Uma alternativa para resolver este problema é focar na padronização do modelo de negócio, e não na busca por profissionais específicos. Em outras palavras, a empresa deve oferecer subsídios para que os gestores executem os planejamentos e especificações da rede de maneira simplificada, dispensando a necessidade de grandes conhecimentos específicos. Em síntese, existem três dicas básicas para quem quer seguir por esse caminho:

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Estabeleça processos

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Ter processos e fluxos de trabalho bem definidos possibilita a padronização do modelo de negócio que será adotado em todas as unidades, garantindo a qualidade e a eficiência da matriz e fortalecendo a identidade da marca. Nesta etapa é importante definir claramente o trabalho que o franqueado precisa fazer em relação às diferentes áreas da franquia, como, por exemplo: acompanhamento de vendas, performance de vendedores, decisão de compra de produtos, controle financeiro, entre outros, a fim de eliminar ou minimizar os erros básicos de gestão, que podem virar um tiro no pé caso o franqueado não esteja devidamente habilitado. Vale lembrar que processos bem estruturados permitem tanto a execução simplificada da operação, como também sua expansão de maneira organizada e consistente.

Escolha as ferramentas de gestão corretas

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Além de viabilizar a correta execução dos processos, essas ferramentas vão permitir que franqueado e franqueador tenham pleno controle sobre os caminhos que o negócio está tomando. Em geral, a tecnologia é um mecanismo que facilita muito o gerenciamento da rede e das unidades na medida em que possibilita análises inteligentes e compartilhadas sobre a situação e as necessidades globais. A ideia é ter uma ferramenta que permita entender melhor cada situação e dar pistas de onde focar os esforços, tanto sob o ponto de vista do franqueado como do franqueador.

Ofereça treinamentos

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Bons treinamentos são fundamentais para que gestores e colaboradores de fato compreendam e incorporem os processos e a devida utilização das ferramentas. Estabeleça também processos de reciclagem e uma comunicação estratégica para reforçar constantemente a metodologia adotada e oferecer atualizações sobre as inovações e os rumos do negócio. Lembre-se que, neste caso, disseminar o conhecimento sobre como manter o bom funcionamento da operação será fundamental para garantir o retorno sobre os investimentos da expansão.

Por fim, vale a pena reforçar que não precisamos parar de buscar o perfil ideal de franqueado, afinal, é sempre bom ter as melhores pessoas no nosso time. O principal, porém, é não permitir que o desempenho e o crescimento do negócio tornem-se dependentes disso. É preciso investir em processos e ferramentas que facilitem e simplifiquem o trabalho a ser feito, a fim de que pessoas que hoje dificilmente conseguiriam operar sua franquia de forma conveniente possam fazê-lo por meio desses instrumentos.

Fonte: Administradores.com


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