Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Artigo

Construa Relacionamentos com o Seu Time

31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Durante vários dos projetos de consultoria nos quais trabalhei de forma muito próxima à liderança, pude notar que as equipes com altíssimo grau de produtividade geralmente conservavam um ambiente de trabalho muito agradável e que favorecia a alta performance.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

E ao aprofundar os motivos da sinergia entre os colaboradores, sempre encontrei uma relação de confiança e comunicação aberta entre a equipe e o gestor responsável por ela, ou seja, o time refletia aquilo que recebia de seu líder. Algo que também acontece em inúmeras outras empresas, mas com reflexos negativos, quando não há uma boa relação gerente-subordinado.

Continua depois da publicidade


É importante você saber que a sua empresa pode contratar excelentes colaboradores, pagar-lhes um salário digno e assim mesmo constatar que estas pessoas pouco retorno dão à companhia. A empresa pode comprar as horas do trabalhador, mas é o clima organizacional que favorece a entrega gratuita daquilo que ele tem de melhor: sua criatividade, disposição, interesse, engajamento e alegria.


No entanto, não se constrói relacionamentos de uma hora para outra. Se você tem agido como um déspota durante os últimos anos, mesmo que hoje comece a cumprimentar as pessoas, chamá-las pelo nome ou elogiá-las ao realizarem um bom trabalho, precisa saber que a sua imagem antiga ainda pesará muito forte. Alguns colaboradores até dirão:


Continua depois da publicidade
- Ele nunca me cumprimentou e agora vem com esta história de tapinha nas costas. Tenho certeza que está querendo alguma coisa com este tipo de gesto, mas a mim não engana!


A boa notícia é que as pessoas anseiam por líderes próximos e com os quais possam ter uma relação sadia, por isto continue com seu interesse genuíno e algumas semanas depois perceberá que a resistência e a desconfiança inicial já não existirão.


Mas, quando afirmo que é necessário construir relacionamentos com a sua equipe não estou defendendo que você deva ter intimidade com os liderados, pois são coisas bastante diferentes que proporcionam resultados também distintos. Enquanto um líder que possui sólidas relações com a equipe obtém comprometimento pessoal, esforço coletivo e performance superior, o líder que favorece um ambiente de intimidade acaba tendo dificuldade para oferecer feedback, abre espaço para o protecionismo, causa divisões no grupo etc. Por conseguinte, pode ficar tranqüilo: você não precisará chamar sua equipe para almoçar em sua casa aos domingos. Aliás, nem deve, ao menos que haja um justo motivo para tanto.


Entre as ações que certamente contribuirão para que você estabeleça ou solidifique os laços com os colaboradores, estão:


• Criar eventos que aproximem as pessoas (confraternizações e atividades esportivas, por exemplo);
• Estabelecer reuniões periódicas;
• Facilitar um ambiente de trabalho descontraído e produtivo;
• Falar de igual para igual com os colaboradores;
• Estimular gestos de cordialidade, educação e respeito entre as pessoas;
• Elogiar o colaborador quando as tarefas são realizadas com grande êxito;
• Dar e receber feedback;
• Criar empatia com as pessoas interessando-se verdadeiramente por elas e o que fazem quando não estão trabalhando;
• Compreender que o outro nem sempre vê o mundo com os mesmos olhos que nós.
• Oferecer liberdade para que as pessoas exponham idéias e sentimentos;
• Estimular e recompensar o trabalho em equipe;
• Promover a transparência e o respeito às diferenças.


Pense nisto e boa sorte!




No video abaixo, o consultor empresarial Wellington Moreira fala sobre como superar os desafios na carreira. Não perca!



**************************************************************Clique Aqui para ver outros ARTIGOS!
**************************************************************Conheça a CAPUT CONSULTORIA


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade