02/12/20
PUBLICIDADE
Guarda responsável

"Adote esta causa" propõe adoção de animais que sofreram maus-tratos

Divulgação/N.com
Divulgação/N.com


Na segunda fase da campanha "Adote esta causa: Maus-tratos é crime” quem quiser ter a companhia amorosa de um cão ou gato podem acessar a página da Diretoria de Bem-Estar Animal e verificar todos que estão disponíveis para adoção.


O objetivo é dar um lar e uma guarda responsável para os animais que foram resgatados de situações de maus-tratos ou de abandono. "Quando recebemos os animais de resgate, eles vêm machucados, muitos doentes, assustados e com medo. Aqui recebem tratamento e todos os cuidados que precisam para se recuperar. Só depois colocamos para adoção. Gostaríamos que as pessoas conhecessem nossa página na internet, soubessem das histórias deles e, quando possível, dessem um novo lar para esses cães e gatos, que sofreram abandono ou maus-tratos”, disse a gerente de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Londrina, Lidiani Damiani Isidoro.

Todos os animais que estão para adoção já receberam tratamento de saúde, desvermifugação e foram castrados. Para adotar é preciso ter mais de 18 anos e um ambiente adequado para o recebimento do animal, onde ele não fique exposto às intempéries climáticas, como chuva, sol e ventos forte, receba alimentação adequada, higiene, acompanhamento médico-veterinário, sempre que necessário, e que tenha momentos de lazer.

Entenda a nova lei: Veja como denunciar maus-tratos contra animais domésticos

Os interessados precisam preencher o formulário de intenção para adoção (disponível aqui). Após uma triagem, os profissionais da secretaria entram em contato e realizam uma entrevista por telefone. Quando aprovada a adoção, basta combinar o dia da busca/entrega do animalzinho.

Ao todo, há 36 cães e 40 gatos esperando por um lar. Desde a primeira fase da campanha até o momento, apenas sete cães receberam uma nova família. Aqueles que tiverem alguma dúvida podem telefonar na Diretoria de Bem-Estar Animal, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, nos contatos (43) 3372-4775 ou (43) 3372-4765.

Guarda responsável

Antes de adotar um animal é preciso refletir sobre alguns pontos importantes para a guarda responsável e ter um conjunto de atitudes simples, que a família ou a pessoa adotante precisa garantir ao bichinho, como a alimentação com ração e água; banho regular; um local limpo, ventilado e seguro para o animal ficar e brincar; assistência médica-veterinária quando necessário e a vacinação múltipla e antirrábica uma vez ao ano.

Denúncias de maus-tratos

Através da Diretoria de Bem-estar Animal, a SEMA atende várias denúncias de maus-tratos aos animais domésticos. Denúncias dessa natureza podem ser feitas através de mensagem de texto e, se possível, também é importante enviar imagens pelo WhatsApp (43) 9 9994-8677 ou informar verbalmente, pelos telefones (43) 3372-4765 ou (43) 3372-4775, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Quando verificadas e confirmadas as denúncias, em último caso, os animais são retirados do cuidador, recebem atenção médica-veterinária e, só apenas a recuperação, vão para a lista da adoção.

São considerados crimes de maus-tratos aos animais a manutenção do animal em espaços de tamanhos inadequados ou em amarras (como cordas e correntes); privá-lo de alimento, água, abrigo ou local para fazer as necessidades fisiológicas (como as fezes e xixi) e sem socorro médico-veterinário quando preciso; ou ainda causar sofrimento físico ou psicológico e experiências dolorosas para o animal.

Com a Lei Federal n.º 14.064 de 2020, o governo federal aumentou a gravidade do delito de maus-tratos aos animais. Assim, quem praticar qualquer uma dessas condutas será considerado criminoso, podendo receber pena de reclusão de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição da guarda do animal. Caso o animal morra, a pena aumenta de um sexto a um terço. Todas as penalidades estão dispostas nesta lei e no Art. 29 do Decreto Federal 6.514/2008, bem como no Art. 5º da Lei Municipal nº 12.992/02019.
Redação Bonde com N.Com
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Cães com coronavírus

Saiba o que muda e como proteger o pet neste momento de pandemia

01 DEZ 2020 às 08h27
Me leva junto?

Tendência pós pandemia: aumenta número de brasileiros que querem viajar com os pets

27 NOV 2020 às 10h43
Melhores amigos

Cães da GM de Londrina são agentes bons de faro

27 NOV 2020 às 08h21
Saúde animal

Seu pet está acima do peso?

26 NOV 2020 às 08h52
Defesa animal

Macaca Teca é resgatada do Bosque Central de Londrina

25 NOV 2020 às 11h01
Hora de brincar!

Arena Anhembi, em SP, ganha área de recreação para cães

24 NOV 2020 às 08h39
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados