A capivara resgatada na piscina de uma casa em Apucarana e atendida no Hospital Veterinário da UniFil foi solta no início da noite de sexta-feira (16) pela Força Verde, num local mapeado entre Londrina e Apucarana que já abriga vários exemplares da espécie.
O ferimento no peito, que era a maior preocupação, estava cicatrizado após receber pontos com fio absorvível. “Ela voltou à natureza para seguir o ciclo normal da sua vida”, comentou a médica veterinária Daniela Martina, coordenadora do HV da UniFil, credenciado como Cafs (Centro de Apoio à Fauna Silvestre) pelo Governo do Estado.
A gestação inicial da capivara está em boas condições, de acordo com a médica veterinária.
Leia mais:

Macaco-prego fêmea que levou tiros morre atropelada em Londrina

Filhote de gato-maracajá e harpias recebem microchip no Refúgio Biológico da Itaipu

Dois ursos escapam de parque na Inglaterra atraídos por reserva de mel

Polícia Militar do Paraná treina cães para auxiliar no tratamento de crianças com TEA
Daniela Martina explicou que o atendimento precisou ser ágil, desde a chegada na segunda-feira passada (12), para evitar situações de estresse do animal. A fêmea pesava mais de 60 quilos e ficava agitada durante o tratamento e a recuperação.
A especialista em animais silvestres elogiou o trabalho do médico veterinário Rodrigo Otonel e equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Apucarana, que prestaram os primeiros socorros no resgate da capivara.
Daniela Martina destacou também a participação da Força Verde na reintegração do animal ao seu habitat. “Foi escolhido um lugar seguro, onde a capivara pode retomar seus hábitos. Ficamos felizes por conseguir mais um resgate, atendimento e soltura com resultados positivos, no trabalho integrado dos órgãos ambientais, Hospital Veterinário da UniFil e CAFS”, declarou.
