Pesquisar

Canais

Serviços

Vivian Honorato/N.com
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Programa

Castramóvel castra mais de 12 mil cães e gatos em Londrina desde 2020

Redação Bonde com N.com
24 set 2021 às 11:31
Continua depois da publicidade

O Castramóvel ultrapassou a marca de 12 mil castrações em animais em Londrina, desde março de 2020, quando foi lançado. 

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


O foco do programa são cães e gatos de pequeno, médio e grande porte que pertençam às famílias em situação de vulnerabilidade social, protetores independentes e organizações de proteção animal.

Continua depois da publicidade


O programa realiza, além da castração, a microchipagem, um procedimento simples que visa identificar a posse do animal e coíbir o abandono e maus tratos. As famílias atendidas  recebem orientações sobre posse responsável. Após a cirurgia, o programa fornece ao tutor a medicação prescrita pelo médico veterinário.


O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, afirma que Castramóvel atendeu a uma demanda muito antiga e muito pleiteada pela população.  “Londrina é uma cidade de cerca de 600 mil habitantes, e muitos desses possuem um animal de estimação. Mas nem todos têm condições financeiras para garantir a saúde desse animal, e o programa do Castramóvel viabiliza esse procedimento. Embora seja uma cirurgia simples e rápida, a castração evita diversas doenças e reduz o risco de abandono, então é uma política pública inédita na cidade e que veio para ficar”, frisou.

Continua depois da publicidade


Quando foi lançado, o Castramóvel tinha como meta a castração de 140 animais por semana. Em 2020, o programa castrou 5.767 animais, sendo 3.672 cães e 2.095 gatos.


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, que coordena o programa, são realizadas, aproximadamente, 50 atendimentos por dia e cerca de mil ao mês. E em 2021 já são mais de 3.800 cães e 2.300 gatos castrados até esta semana.


De acordo com o Executivo, a castração dos animais domésticos é uma medida muito importante para impedir a incidência de animais abandonados, pois o procedimento nem sempre pode ser custeado pelos tutores e muitos são deixados nas ruas após ninhadas indesejadas. Também promove a saúde da população, já que a superpopulação de animais favorece a transmissão de zoonoses, como a raiva, toxoplasmose e outras.


O gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Lyonel Martinez, complementou que a castração de cães e gatos traz grandes benefícios à saúde dos animais. “É uma forma de prevenir doenças do sistema reprodutor, enfermidades mamárias, diabetes e epilepsia. Também reduz a saída dos animais, evitando atropelamentos e contágio por doenças infecciosas. E o animal castrado pode diminuir alguns comportamentos indesejados, como territorialismo, agressividade e marcação de território”, citou.


Quer cadastrar seu bichinho?


Para cadastrar o cão ou gato no Castramóvel, os interessados precisam mandar uma mensagem para o WhatsApp (43) 99997-9755. Esse cadastro passará pela avaliação da equipe técnica e, somente após a aprovação, é feito contato para agendar o dia e horário do atendimento. A Clinicão é a clínica veterinária credenciada pelo Município para realizar os procedimentos.

Continue lendo