Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide do seu pet!

Conheça as 5 doenças mais comuns em cachorros

Lívia Marra - Folhapress
11 ago 2020 às 09:15
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apatia, perda de peso e coceira excessiva são alguns sinais de que algo não vai bem com o cãozinho. No entanto, algumas doenças são silenciosas ou têm sintomas difíceis de o tutor identificar.


Ficar atento ao comportamento do animal e procurar ajuda do veterinário o quanto antes é fundamental para a recuperação do pet.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Thais Matos, veterinária da DogHero, aponta abaixo as cinco doenças mais comuns em cachorros e como os tutores podem preveni-las.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta sexta

Londrina terá ação educativa com crianças para combater a violência contra animais

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Amantes de pets, londrinenses gastam, em média, R$193,30 mensais com cãozinho

Imagem de destaque
ExpoPet

ExpoLondrina permite entrada de animais domésticos pela primeira vez

Imagem de destaque
5 de abril

Dia do filho: saiba por que os pets estão sendo considerados membros da família


Doença do carrapato

Publicidade


A doença do carrapato é uma infecção que ataca o sangue e pode provocar a morte do animal se não tratada corretamente - e quanto mais cedo descobrir a doença, mais chances de sucesso no tratamento.


Essa enfermidade ocorre nas formas de erliquiose e babesiose e é diagnosticada por meio de exames laboratoriais. Os sintomas incluem febre, falta de apetite e perda de peso.

Publicidade


Uso de medicamentos específico, de xampu antiparasitas, eliminar os carrapatos do local em que o cão vive e higienizar o espaço com água, sabão e produtos de limpeza com pulgicidas e carrapaticidas são formas de evitar a doença.


Dermatite

Publicidade


A dermatite é uma infecção na pele causada por diferentes agentes que afeta principalmente os cães de pelagem longa e espessa, como o golden retriever e border collie.


Os principais sintomas são perda de pelos, coceira, vermelhidão na pele, lambidas e mordidas no local afetado. Cuidar da pele do animal, alimentação e limpeza do cachorro, além da atenção pré e pós banho, além de evitar contato com animais infectados com doenças de pele, são medidas preventivas.

Publicidade


O tratamento dependerá do tipo de dermatite identificado pelo veterinário, e pode ser oral, injetável ou apenas com sprays e pomadas na região afetada.


Otite

Publicidade


A otite é a infecção é mais comum em cães de raças como cocker, beagle e basset, já que a orelha caída acaba tampando o canal auditivo do animal e facilita o acúmulo de umidade.


Pode ser provocada por bactérias, acúmulo de cera e até pela entrada de corpos estranhos, como água, poeira, pedaços de algodão. O pet geralmente sente coceira nas orelhas, inclina a cabeça para um lado, apresenta feridas na parte de trás da região e cera escura e malcheirosa.

Publicidade


O tratamento será feito com medicamentos de uso tópico, além da higienização das orelhas. Para prevenir a otite canina, o tutor deve fazer a higienização ao menos uma vez por semana no cao de animal com orelha caída e a casa 15 dias nos pets com orelhas em pé ou curtas.


Parvovirose


A parvovirose é um tipo de infecção viral e se manifesta via gastrointestinal grave, causado por vírus contagioso e potencialmente mortal quando não tratado corretamente, ou por uma doença que ataca o coração ao causar uma miocardite aguda e, em geral, é responsável por morte súbita em filhotes.


O contágio ocorre através do contato com cachorros infectados ou fezes e vômitos infectados. Entre os sintomas estão letargia, vômito, diarréia, falta de apetite, hipotermia, taquicardia, desidratação, perda de peso e fraqueza.


A melhor forma de prevenir a parvovirose é manter a vacinação em dia, especialmente, as vacinas V8 e V10. Filhotes não devem ser expostos aos locais públicos antes de concluir a vacinação, para evitar possíveis contaminações.


Obesidade


O número de cães acima do peso tem crescido. Alimentação inadequada e pouco exercício físico são os principais motivos, e as raças com mais propensas são akita, beagle, buldogue inglês e francês, dachshund, labrador, pug e rottweiler.


O veterinário indicará o peso ideal é o planejamento de refeições e atividades físicas.

"O recomendado é evitar o máximo de petiscos industrializados, pois eles são ricos em gorduras e carboidratos, pobres em nutrientes e tiram o apetite para a ração equilibrada. O ideal é que o tutor opte por petiscos naturais, orientados por um especialista", diz a veterinária.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade