Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Petiatras' de Londrina

Conheça o trabalho voluntário realizado por cães de Londrina em hospitais

Gabrieli Chanthe - Estagiária *
02 jul 2019 às 09:21
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O grupo Petiatras de Londrina é composto por sete cachorros, de raças variadas e vira-latas que fazem visitas em instituições da cidade para levar alegria aos pacientes. Em média duas vezes no mês o HU (Hospital Universitário), Hospital Infantil, Ong Viver e o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) recebem a visita, que é organizada de forma voluntária e colaborativa pelos tutores dos cães.

O projeto surgiu em 2016 devido aos encontros mensais de cachorros da raça golden retriver que eram promovidos em Londrina. Os participantes perceberem a personalidade dócil dos cães e tiveram a ideia de levá-los para as instituições. Carolina Tomaz De aquino fez parte dessa criação com sua golden Zara e participa do projeto até hoje. " É gratificante ver os sorrisos que eles conseguem arrancar. No Caps por exemplo, já teve casos de pacientes que não interagiam há muito tempo, e aos poucos, com a ajuda dos cachorros foram evoluindo, é uma prova de que nosso trabalho faz a diferença", comenta a jornalista, responsável pela comunicação do Petiatras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Veja no post do Instagram do Petiatras um diz marcante para Carolina, o qual uma paciente confundiu a cachorra Zara com a dela, que não via há vários dias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo da Science

Serpentes evoluíram em taxa mais rápida e em formas mais diversas do que lagartos

Imagem de destaque
Em Foz

Tutor é preso por matar pitbull após animal atacar cão da vizinha no PR

Imagem de destaque
Morto em voo

Tutor do cachorro Joca diz que caixa de transporte tinha identificação incorreta

Imagem de destaque
Poxa, Chico!

Macaco entra em mercado, bebe cerveja, abre alimentos e é apreendido em SC



A veterinária Amanda Almeida Leite é a profissional que acompanha o grupo e cuida da parte clínica e comportamental. "Antes de começar a participar, o animal passa por uma avaliação, ele deve ser castrado, estar com as vacinas em dia e ter o perfil adequado para realizar as visitas. Os que já integram o projeto passam por check-ups a cada 6 meses, evitando assim riscos de transmissão de doenças aos pacientes", explica a veterinária. "Nosso objetivo é que seja uma atividade prazerosa para todos os envolvidos, não pode ser estressante para o pet", comenta. Amanda informa também sobre estudos que comprovam a eficácia da interação dos cães com as pessoas, os quais demonstram que o contato faz o ser humano liberar o hormônio da felicidade.


Os interessados em fazer parte do Petiatras ou instituições que desejem a visita dos cães, devem entrar em contato com o grupo pelas redes sociais para responder um questionário e agendar a avaliação.

(Sob supervisão de Rafael Machado)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade