Pesquisar

Canais

Serviços

Divulgação/Sedest
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Castração

CastraPet Paraná percorre 17 cidades em novembro; confira a agenda

AEN
04 nov 2021 às 14:20
Continua depois da publicidade

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, CastraPet Paraná, inicia as atividades deste mês nesta sexta-feira (5) em Japira, no Norte Pioneiro. Até o final do mês, mais de 2.700 pets são aguardados em 17 municípios para receberem o procedimento gratuitamente.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


No mês passado, 884 animais foram atendidos pelo programa em sete cidades. O CastraPet Paraná é um programa da Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo), com apoio das prefeituras municipais. Somadas as duas fases programa, foram investidos R$ 4,9 milhões para atender 125 municípios. Até o momento, 7.474 animais foram atendidos pelos veterinários do CastraPet Paraná.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


“Este é um programa de saúde única, com a promoção da saúde animal, humana e do meio ambiente. Muitas doenças são provenientes da relação do homem com o animal e a esterilização é uma maneira de garantir a saúde e o bem-estar animal e humano”, destaca o secretário da pasta ambiental, Márcio Nunes.


É importante que os tutores respeitem a orientação de jejum absoluto (comida e água) do animal antes da cirurgia, por pelo menos oito horas. Isso é fundamental para que a esterilização aconteça com segurança, assim como a recuperação da anestesia.


Além disso, após o procedimento, o tutor recebe orientações sobre cuidados necessários pós-cirúrgicos e medicação. Os pets recebem, ainda, um microchip que contém dados para identificação no caso de fuga ou roubo do animal.

Continua depois da publicidade


Como participar


Os cidadãos interessados devem entrar realizar uma inscrição junto à prefeitura. Devido ao número limitado de vagas, as condições de participação variam de acordo com o critério estabelecido pela administração municipal.


Confira as datas do CastraPet neste mês:


- Japira (dia 5)


- Sapopema (dias 8 e 9)


- Ventania (dias 9 a 11)


- Curiúva (dias 11 e 12)


- Santo Antônio da Platina (dias 12 a 14)


- Candói (dias 14 e 15)


- Guapirama (dia 16)


- Conselheiro Mairinck (dia 17)


- São Jorge d’Oeste (dias 17 e 18)


- Quatiguá (dia 18)


- Carlópolis (dia 19)


- Renascença (dias 20 e 21)


- Wenceslau Braz (dia 20)


- Sengés (dia 21)


- Capitão Leônidas Marques (dias 23 e 24)


- Salto do Lontra (dias 26 e 27)


- Planalto (dias 29 e 30)

Continue lendo