Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vem ver!

Como evitar as famigeradas bolas de pelo em gatos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 jan 2022 às 16:19
- Gabriela Fernandes
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem tem um gato em casa já está acostumado a acompanhar as sessões diárias de auto higienização com lambidas pelo corpo, também conhecidas como “banho de gato” ou grooming. Esse comportamento natural dos felinos faz com que eles acabem ingerindo alguns pelos, que formam as bolas em seus estômagos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Por ser um hábito natural da espécie, o organismo dos gatos é capaz de eliminar naturalmente os pelos ingeridos. Entretanto, de acordo com Flavio, nos casos de ingestão excessiva, esses pelos podem se acumular no sistema digestivo e causar danos à saúde do animal. “A presença desses emaranhados pode causar falta de apetite, constipação e, em casos mais graves, uma obstrução intestinal”, afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação

Publicidade

Porém, há formas de prevenir a formação das bolas de pelo e minimizar o desconforto dos gatos. O médico-veterinário orienta algumas medidas simples e valiosas.

Publicidade

Comida boa


A nutrição é uma grande aliada, já que um alimento com maior teor de fibras ajuda no controle das bolas de pelo, estimulando o processo de digestão. Atualmente, já estão disponíveis no mercado opções de alimentos de alta qualidade que oferecem cuidados específicos para o controle das bolas de pelo, com níveis elevados de fibras nobres, como a polpa de beterraba e a de aveia. Alimentos 

Publicidade

super premium para gatos de pelos longos e/ou castrados geralmente possuem essas características e são os mais indicados nesses casos.


Publicidade

Escovação


Outra maneira eficaz de prevenir as bolas de pelo é escovar o gato diariamente, ou, no mínimo, a cada três dias. A medida ajuda a remover os pelos mortos, evitando que grandes quantidades sejam ingeridas.

Publicidade


Estimulantes


O sedentarismo e o tédio potencializam o hábito de se lamber, por isso, o ideal é criar um ambiente que estimule brincadeiras, interação e exercícios físicos. Ter brinquedos e arranhadores são boas opções. O enriquecimento ambiental é um cuidado complementar que auxiliará não somente as bolas de pelo, mas também a saúde física e mental do pet.

Vale lembrar que é importante ter sempre o acompanhamento periódico de um médico-veterinário para avaliar o estado geral da saúde do gato.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade