Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Amor pelos felinos!

Dia Mundial do Gato: 7 dicas para 'mães e pais' de primeira viagem

Redação Bonde com assessoria de imprensa
17 fev 2024 às 09:31
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em 17 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Gato, que busca conscientizar sobre os melhores cuidados com os felinos. Atualmente, no Brasil, são mais de 27 milhões de gatos e o número vem crescendo cerca de 6% ao ano, rumo à liderança no universo pet, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) de 2022.


E quem tem gato pode confirmar: os bichanos conquistam cada dia mais os humanos! São uma excelente companhia para quem deseja conviver com um pet fascinante e divertido. No entanto, necessitam dedicação e atenção permanente com sua saúde e bem-estar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Quem deseja ter um gato, deve ter em mente que é um compromisso para toda a vida. Os animais sentem dor, medo, saudade, alegria e tristeza, são parte da família e precisam de amor e cuidados”, afirma Marina Macruz, médica-veterinária.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo da Science

Serpentes evoluíram em taxa mais rápida e em formas mais diversas do que lagartos

Imagem de destaque
Em Foz

Tutor é preso por matar pitbull após animal atacar cão da vizinha no PR

Imagem de destaque
Morto em voo

Tutor do cachorro Joca diz que caixa de transporte tinha identificação incorreta

Imagem de destaque
Poxa, Chico!

Macaco entra em mercado, bebe cerveja, abre alimentos e é apreendido em SC


A profissional dá algumas dicas fundamentais para garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem-estar dos gatos.

Publicidade


Espaço adequado e acolhedor


Publicidade

O ambiente deverá ser preparado para a chegada do novo membro da família. Os animais devem ter um espaço adequado, com abrigo do sol, da chuva e do vento, uma cama quentinha e muito amor. As janelas sempre devem ser teladas! É importante que o local tenha portões e redes de proteção, mas o gato não deve ser mantido em gaiolas. Se houver mais pets convivendo na casa, todos devem ter a mesma atenção, mantendo uma convivência em espaço adequado, com acessórios individualizados (caixa de areia, comedouro, bebedouro etc.)


Alimentação de alta qualidade

Publicidade


Gatos são carnívoros estritos, por isso um alimento à base de proteína animal é fundamental para o desenvolvimento muscular, de pele e pelos, além do bom funcionamento e harmonia fisiológica. A alimentação também deve levar em conta o estilo de vida do gato, faixa etária, se o animal é ou não castrado e se tem alguma doença.

Publicidade


Os principais erros na alimentação dos gatos são oferecer restos de comida caseira, petiscos em excesso e leite, já que a maioria dos gatos digere mal a lactose após o desmame. Isso acarreta numa dieta desbalanceada, que pode trazer sérias consequências para a saúde do animal.


Para garantir uma boa alimentação ao felino, é essencial que o tutor consulte o médico-veterinário, que poderá indicar uma dieta completa e harmoniosa. Além disso, os petiscos podem ser utilizados como atividades de enriquecimento ambiental. Um gatinho bem alimentado é um gatinho mais saudável e feliz!

Publicidade


Hidratação é indispensável


Publicidade

Por natureza, o gato não costuma gostar de água parada, por isso, para mantê-lo bem hidratado, a água deve estar sempre limpa, fresca e protegida do sol. Uma dica importante é colocar o bebedouro em um local onde o gatinho costuma passar, isso o estimulará a ingerir mais água. Mantenha, de preferência, longe do comedouro, pois na natureza os felinos não se alimentam na mesma área que bebem água.  


Saúde e vacinação em dia


A saúde do felino também deve ser levada em conta. O gato deve passar por consulta veterinária regularmente para fazer um check up e evitar possíveis complicações futuras. Assim como os humanos, animais de estimação também estão sujeitos a doenças e devem ser protegidos com vacinas e vermífugos. A polivalente e a antirrábica são as principais vacinas e devem ser aplicadas nos gatos, independentemente da idade ou perfil. Porém, alguns pets podem precisar de outras vacinas, dependendo do comportamento e do local onde vivem. Consulte sempre o médico-veterinário.


Lugar de gato é em casa (e com enriquecimento ambiental!)


As famosas “saidinhas” são um verdadeiro perigo para os gatos. Ao ter contato com outros animais, o pet pode contrair várias doenças, se envolver em brigas com outros animais, passar por acidentes e não achar o caminho de volta para casa. Uma boa opção para os tutores é investir em um enriquecimento ambiental com arranhadores e brinquedos para deixar o local em que o animal vive cada vez mais interessante. Gatos são curiosos por natureza e o brincar é uma atividade importante para seu desenvolvimento e socialização. O importante é que sejam brinquedos seguros para ele não se machucar (cuidado com objetos pontiagudos, novelos, pecinhas miúdas que ele possa engolir ou se asfixiar).


Castração é essencial


A castração traz muitos benefícios para a vida do pet. Aumenta a expectativa de vida, elimina os cios e a reprodução indesejada, reduz a probabilidade de doenças no sistema reprodutor e ainda torna o comportamento do felino mais amistoso com outros pets e humanos. Com a castração, eles podem parecer mais preguiçosos, por isso é muito importante uma alimentação adequada para evitar que ganhem peso. O tutor deve consultar um médico-veterinário para saber qual o momento certo de castrar.


Gatos também gostam de carinho e atenção


Gatos não são todos iguais e possuem diferentes necessidades de interação e atenção. Por natureza são animais independentes, o que não significa que não gostem de carinho e de estar perto das pessoas. Cada animal tem seu temperamento e sua forma de se relacionar, e cada relação é única e especial.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade