Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mais que um bichinho de estimação

Estudos apontam que gatos possuem inteligência aguçada e são capazes de “estudar” os humanos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 ago 2022 às 16:36
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem tem um gato como animal de estimação sabe que esses pets são extremamente inteligentes e observadores. Geralmente, eles analisam nosso comportamento no dia a dia e percebem como reagimos às suas ações e sons.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Por exemplo, se observam que "você se derrete" de amor quando ronronam e oferece uma guloseima ou faz uma massagem relaxante, podem realizar essa ação quantas vezes quiserem para alcançar suas recompensas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


A médica 0veterinária Raquel Sillas, do Hospital Veterinário Batel, afirma que os gatos vão utilizar os comportamentos que os humanos consideram encantadores para conseguir o que querem, seja uma carícia, uma comida ou outro prêmio de seu interesse.

Publicidade


Humanos “adestrados” pelos gatos


“Devido à sua incrível inteligência, eles são capazes de "nos estudar" até o ponto de "adestrar" nossas reações às suas próprias necessidades ou desejos”, aponta Raquel. 

Publicidade


Esse é apenas um exemplo de suas impressionantes capacidades cognitivas, emocionais e sociais que lhes permitem conviver com os seres humanos de uma forma muito favorável.


Você já se perguntou como o seu gato te vê?

Publicidade


De acordo com alguns especialistas, os gatos se relacionam e se comportam com as pessoas de maneira idêntica (ou muito similar) à que se comportam com outros gatos.


Os bichanos são animais suficientemente inteligentes e sensíveis para aprender ordens ou truques, ou saber como conseguir ou pedir algo para seus "humanos favoritos", com certas ações ou sons.

Publicidade


No entanto, nossas diferenças (entre homens e gatos) não serão suficientes para condicionar seu comportamento em relação a nós ou fazer com que nos tratem de forma totalmente diferente de seus semelhantes.


Por isso, seu gato acha que você também é um gato. “Quando seu pet te dá uma lambida, está apresentando uma conduta social, considerando-o do grupo social dele, como se você fosse um gato. É uma conduta positiva, que manifesta a existência de um bom vínculo entre você e o seu bichano”, conta.

Publicidade


Gatos podem perceber alterações nos organismos dos seres humanos


Entre as situações que os gatos podem perceber, estão algumas alterações no organismo dos seres humanos.


Provavelmente, você já ouviu muitas histórias sobre algumas pessoas que recorreram ao médico depois de perceber que seus felinos cheiravam constantemente, repousavam suas patas ou mostravam certa insistência em relação a alguma parte do seu corpo. “Alguns estudos demonstram que, graças ao seu olfato desenvolvido, os gatinhos são capazes de detectar mudanças químicas e fisiológicas do nosso organismo com certa facilidade”, informa a médica veterinária.


Assim, seu felino é capaz de perceber a segregação anormal de algumas substâncias químicas que seu corpo realiza quando está doente. Por isso, uma das coisas que seu gato sabe sobre você é se seu estado de saúde sofre algum desequilíbrio.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade