Pesquisar

Canais

Serviços

Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Precisando de ajuda?

MP esclarece dúvidas sobre denuncia de maus-tratos a animais

Redação Bonde com assessoria de imprensa
02 jul 2021 às 17:17
Continua depois da publicidade

Quando denunciar alguém por maus-tratos contra animais? Como fazer a denúncia? Quem deve ser contato? Essas são algumas dúvidas comuns quando se fala no assunto. O Ministério Público do Paraná disponibilizou o quadro "MP Responde", no qual é possível enviar perguntas e elas serão respondidas em áudios. A promotora de Justiça Juliana Botomé esclarece algumas delas relacionadas a maus tratos e criação e venda de pássaros, inclusive aves silvestres.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Em caso de canil clandestino, a promotora sinaliza que a situação deve ser comunicada, pois se configura como situação de maus-tratos, tanto ao órgão ambiental, o IAT (Instituto Água e Terra) quanto ao setor de defesa animal do munícipio. Como abrange uma questão sanitária a vigilância sanitária também deve ser acionada.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


Em Londrina, a Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) é responsável pelos chamados. A denúncia pode ser feita por meio de um formulário online disponível no portal da prefeitura, na página da Diretoria de Bem-Estar Animal da Sema. Ou pelo telefone 3372-4765, 3372-4766 ou 3372-4775, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.

Em caso de uma pessoa que cria e vende pássaros, inclusive aves silvestres, deve ser denunciado se não autorizado. "Criar e manter em cativeiro animais silvestres, inclusive comercializar, depende de licença do poder público. Então se isso está sendo feito de forma clandestina, configura-se crime. É possível denunciar a prática ao órgão ambiental, IAT, e também encaminhar a denúncia ao ministério público", esclarece Botomé.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade