Notícias

Saiba o que fazer se o seu gato não conseguir descer de uma árvore

28 mai 2021 às 14:40

Os felinos são conhecidos como apreciadores de lugares altos. Seja subindo em móveis pela casa, como guarda-roupas ou geladeira, ou quando saem para dar uma voltinha e escalam muros e árvores. Mas e se o bichano não conseguir descer de uma árvore alta? Você sabe como proceder? Veja algumas dicas que podem ajudar.


1. Tentar fazer com que ele desça sozinho


Se ele conseguiu subir, a lógica é que ele também consiga descer. Mas talvez ele esteja um pouco assustado ou focado em outra coisa, como pássaros ou outros animais. Por isso, espere um tempo e dê espaço para o pet. Caso esteja demorando muito, tente chamar seu gatinho com uma voz suave ou usando petistos.


Se não funcionar, experimente colocar uma tigela de comida no pé da árvore e não ficar tão próximo. A recomendação é usar atum, pois tem um cheiro forte. Se o bichano estiver com fome, ele vai se sentir atraído pelo cheiro.


Outra opção é colocar um lençol ou uma manta embaixo da árvore, porque quando o gato tem um ponto para focar no solo, a probabilidade dele saltar para tentar alcançar o alvo é maior.


2. Oferecer assistência


Se o gato não se mover, você pode oferecer ajudar para descer. Com um laser, mire em um ponto da árvore que ele possa ver e alcançar, em seguida, mova a ponta para uma parte mais baixa do tronco, de forma a oferecer um caminho para o gato.


Outra solução é encostar uma escada na árvore. Certifique-se de que está bem posicionada e deixe o local. A escada pode funcionar como um meio para que o gato visualize um caminho e desça com segurança.


3. Pedir ajuda


Se nenhuma das opções funcionarem, o ideal é chamar um profissional para resgatar o felino.


(Com informações de Petépop)

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Continue lendo