O período de adaptação do pet para necessidades fisiológicas em ambientes internos pode ser bastante desgastante, tanto para os tutores quanto para os animais. Ou seja, ensinar o animal a fazer suas necessidades em locais específicos pode levar tempo e paciência. Uma das soluções criada pela indústria do setor, com uso crescente no Brasi, foram os tapetes higiênicos que têm se mostrado uma opção eficiente para facilitar esse processo, cada vez mais recomendados como parte dos treinamentos de higiene para cães.
Por isso, os fabricantes estão apostando em inovações e no uso de tecnologias como a inclusão de várias camadas de absorção e de materiais como carvão de bambu, que aumentam ainda mais a eficiência. A Eurofral, uma das indústrias brasileiras especialistas na produção dos tapetes higiênicos para pets de vários tamanhos incluiu, além dos vários níveis de proteção, uma camada superior que absorve rapidamente o líquido e uma base impermeável que evita vazamentos, ajudando a manter ambientes limpos e secos.
Todos os tapetes da marca Super Dog possuem atrativo canino, que auxilia na adaptação, favorecendo o uso pelo pet. Já o tapete premium, que possui carvão feito de bambu, é ultrafino e não deixa expostas manchas de urina. “São inovações que estamos implantando para oferecer produtos que possam encurtar o tempo de adaptação do pet e favorecer o convívio nos ambientes fechados”, afirma Paulo Junqueira, diretor industrial da Eurofral.
Leia mais:
Sete meses após resgate no RS, cavalo Caramelo é adotado por universidade
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
A indústria irá expor os produtos da marca em duas feiras do segmento neste mês de julho e agosto. Uma é Feira Amigos PET que acontece nessa semana, de 23 a 25, no Centro de Convenções Expo D. Pedro, em Campinas. E a outra a Pet South América, a maior feira da América Latina no setor que acontecerá na Expo São Paulo de 14 a 16 de agosto.
MERCADO EM CRESCIMENTO
Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Produtos para Animais de Estimação, existem no Brasil cerca de 60 milhões de cães. Em 2023, o crescimento dos produtos e serviços de higiene, beleza, equipamentos e utilidades para os animais de estimação, a chamada linha Pet Care, cresceu 18%. De acordo com a entidade, os animais de estimação hoje são parte das famílias, com tutores dispostos a investir mais em produtos e serviços de qualidades para seus pets.
“O mercado está se adaptando com novidades para atender às necessidades de tutores e animais. Constantemente, desenvolvemos pesquisas para tornar tanto os tapetes higiênicos quanto as toalhas umedecidas para pets, nossas especialidades nesse segmento, cada vez mais eficazes”, destacou Junqueira.
Com a utilização de equipamentos modernos, a produção de tapetes higiênicos da Eurofral atingiu em 2023 o volume de 10 milhões de unidades, comercializadas em todo o Brasil e exportadas para países da América do Sul. A previsão da indústria é atingir um crescimento de 40% na produção até o final de 2024.