Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidados

O que fazer e o que não fazer se seu pet engasgar

Folhapress
29 mar 2021 às 15:11
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cães são curiosos e rápidos, especialmente quando percebem um alimento ou objeto diferente pela casa. O problema é que ele pode engolir o que não deve, e engasgos colocam a vida do pet em perigo.


O risco depende do material ingerido e do nível de obstrução, que pode levar o animal a um atendimento de emergência.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pedaços de brinquedos, meias, chupetas, agulhas, pedras, caroços de frutas e ossos estão entre causas do problema.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Por isso, a recomendação é evitar deixar ao alcance do pet qualquer alimento ou objeto que possa atrair sua curiosidade. "Para quem tem criança pequena em casa, os cuidados devem ser redobrados", afirma a veterinária Kelli Nicida, coordenadora do Centro Veterinário Seres, da Petz.

Publicidade


Segundo ela, animais mais jovens costumam ser mais curiosos, mas acidentes também podem afetar, especialmente, os ansiosos e hiperativos. "Alguns problemas de saúde podem induzir o pet a ter fome exagerada e impulso de engolir de tudo, e isso também é motivo de atenção."


- Como o tutor pode identificar que o pet está engasgado?

Publicidade


Os engasgos costumam deixar o pet bastante inquieto e aflito. Eles podem apresentar mímica de vômito, vômito, salivação excessiva e movimento de tentar "limpar" a boca com as patas. Isso tudo pode indicar que seu cão está engasgado. Caso ele aparente ter dificuldade de respirar ou a língua roxa -lembrando que algumas raças já possuem essa característica- é imprescindível buscar ajuda veterinária imediatamente.


- Como o tutor deve agir caso perceba que o animal está engasgado?

Publicidade


Nesses casos é importante realizar uma avaliação com o veterinário, mas enquanto isso não ocorre o tutor pode verificar se há algum objeto obstruindo a boca ou a garganta e tentar remover com uma pinça -lembrando que se for algo mais perfurocortante, como ossos, agulha ou vidro, essa movimentação leva a machucados que podem agravar a situação.


- O que não fazer em caso de engasgos?

Publicidade


Não tente dar leite nem fazer o pet comer algo para "desentalar", pois, até descobrir a causa, isso pode ser prejudicial e piorar o problema.


- Como prevenir?

Esteja sempre atento ao comportamento do seu pet e procure não deixar objetos pequenos -que possam ser engolidos- à disposição. Deixe a lixeira em locais altos ou remova imediatamente os restos de alimentos que são atrativos, mas perigosos, como restos de frango e carnes com ossos e peixes com espinho. Ao oferecer frutas, remova o caroço antes de disponibilizar ao pet.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade