Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento

Saiba como proteger os pets nos dias frios

Folhapress
08 jun 2021 às 15:16
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não é só você que tem vontade de ficar sob as cobertas quando a temperatura cai. Os pets também sentem frio e precisam de cuidados.


A pelagem dos animais serve como protetor térmico tanto para o frio quanto para o calor. Assim, quanto mais denso for o pelo do cão, menos frio ele deverá sentir. Já os pets de pelo curto são mais afetados pela mudança no tempo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Além da densidade da pelagem, a gordura corporal também é um fator que contribui para o cachorro ser mais -ou menos- resistente ao frio. Ou seja, os cães magros e com pelos mais curtos e menos 'cheios' são os que mais sofrem", afirma Jade Petronilho, coordenadora de conteúdo da Petlove.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta sexta

Londrina terá ação educativa com crianças para combater a violência contra animais

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Amantes de pets, londrinenses gastam, em média, R$193,30 mensais com cãozinho

Imagem de destaque
ExpoPet

ExpoLondrina permite entrada de animais domésticos pela primeira vez

Imagem de destaque
5 de abril

Dia do filho: saiba por que os pets estão sendo considerados membros da família


Entre as raças que mais sentem frio estão chihuahua, pinscher, greyhound, whippet, galgo italiano, dachshund de pelo curto e fox paulistinha.

Publicidade


"A temperatura corporal média de um canino chega a 39º graus. Um husky siberiano, que possui a pelagem espessa feita especialmente para resistir ao frio é, por exemplo, mais resistente ao frio que um pinscher, uma raça de pelo curto nada adaptada a condições tão adversas.", explica.


Como saber se o pet está com frio?

Publicidade


Tremores, busca por contato físico ou por abrigo são sinais claros de que o animal está com frio.


O tutor deve ficar atento se o pet passar muito tempo deitado ou encolhido, dormir mais que o habitual ou estiver em letargia. Mudanças na respiração e nos movimentos respiratórios também são sinais de atenção.

Publicidade


De acordo com a especialista, tocar na ponta das orelhas ou nos coxins -as almofadinhas das patas- ajudam a saber como está a temperatura do corpo do pet. "Se um desses locais estiver muito gelado, o animal precisa se aquecer", afirma.


Como proteger o pet

Publicidade


Jade recomenda deixar sempre uma coberta disponível para o animal. E, se ele permitir, vista uma roupinha e coloque o pet em um local quentinho e confortável para que durma bem e se proteja.


Lembre que a roupinha deve ser confortável e não incomodar o peludo.

Publicidade


A dica para quem tem um filhote é acostumá-lo desde cedo com o uso de roupas. "Você pode fazer isso escolhendo um modelo adequado e confortável para o tamanho do seu pet, que não limite seus movimentos, associando a um momento de 'festa', com muito carinho e brincadeiras", afirma.


Banhos variam conforme a necessidade de cada animal, mas, com a queda da temperatura, a recomendação é reduzir a frequência, usar água aquecida e sempre secar muito bem.

Publicidade


Mais dicas

Relembre outras dicas para proteger o pet no frio:


- Evite que o animal durma no chão sem proteção alguma. Mantenha sempre disponíveis caminhas, tocas ou até caixas para que ele se proteja


- Para animais que vivem em quintais, confira se a casinha está bem protegida, sem frestas ou aberturas que facilitem a entrada do frio ou de água


- Prefira horários mais quentinhos para os passeios, sem garoa ou sereno


- Bolsas de água ou gel aquecidas podem ajudar o bichinho a dormir melhor. Basta aquecer e colocar embaixo das cobertas da caminha, casinha ou toca predileta


- Mantenha a rotina de alimentação e evite excessos


- Aumente a oferta de água em diversos pontos da casa para estimular a ingestão


- Se der banho em casa, fique atento à temperatura da água, morna e agradável, e seque muito bem o animal com toalha ou secador. Não deixe que ele se seque sozinho, ao ar livre


- Deixe o ambiente com umidade e temperatura adequadas. Aquecedores acabam deixando o ambiente seco e quente. O ideal é associar um aquecedor com capacidade de umidificar o ar ou ter um umidificador separado. Tome cuidado para não deixar o equipamento ao alcance do animal, pois podem ocorrer queimaduras ou choques elétricos.


- Cheque se a vacinação está em dia; e consulte o veterinário sobre a imunização contra gripe e tosse dos canis

- Roupinhas e sapatinhos devem ser confortáveis; se o animal não tolera o agasalho, não insista -e ofereça outros formas para que ele se aqueça, como cobertores e caminhas


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade