23/06/21
PUBLICIDADE
Fique atento

Saiba como proteger os pets nos dias frios

Pixabay
Pixabay


Não é só você que tem vontade de ficar sob as cobertas quando a temperatura cai. Os pets também sentem frio e precisam de cuidados.

A pelagem dos animais serve como protetor térmico tanto para o frio quanto para o calor. Assim, quanto mais denso for o pelo do cão, menos frio ele deverá sentir. Já os pets de pelo curto são mais afetados pela mudança no tempo.

"Além da densidade da pelagem, a gordura corporal também é um fator que contribui para o cachorro ser mais -ou menos- resistente ao frio. Ou seja, os cães magros e com pelos mais curtos e menos 'cheios' são os que mais sofrem", afirma Jade Petronilho, coordenadora de conteúdo da Petlove.

Entre as raças que mais sentem frio estão chihuahua, pinscher, greyhound, whippet, galgo italiano, dachshund de pelo curto e fox paulistinha.

"A temperatura corporal média de um canino chega a 39º graus. Um husky siberiano, que possui a pelagem espessa feita especialmente para resistir ao frio é, por exemplo, mais resistente ao frio que um pinscher, uma raça de pelo curto nada adaptada a condições tão adversas.", explica.

Como saber se o pet está com frio?

Tremores, busca por contato físico ou por abrigo são sinais claros de que o animal está com frio.

O tutor deve ficar atento se o pet passar muito tempo deitado ou encolhido, dormir mais que o habitual ou estiver em letargia. Mudanças na respiração e nos movimentos respiratórios também são sinais de atenção.

De acordo com a especialista, tocar na ponta das orelhas ou nos coxins -as almofadinhas das patas- ajudam a saber como está a temperatura do corpo do pet. "Se um desses locais estiver muito gelado, o animal precisa se aquecer", afirma.

Como proteger o pet

Jade recomenda deixar sempre uma coberta disponível para o animal. E, se ele permitir, vista uma roupinha e coloque o pet em um local quentinho e confortável para que durma bem e se proteja.

Lembre que a roupinha deve ser confortável e não incomodar o peludo.

A dica para quem tem um filhote é acostumá-lo desde cedo com o uso de roupas. "Você pode fazer isso escolhendo um modelo adequado e confortável para o tamanho do seu pet, que não limite seus movimentos, associando a um momento de 'festa', com muito carinho e brincadeiras", afirma.

Banhos variam conforme a necessidade de cada animal, mas, com a queda da temperatura, a recomendação é reduzir a frequência, usar água aquecida e sempre secar muito bem.

Mais dicas

Relembre outras dicas para proteger o pet no frio:

- Evite que o animal durma no chão sem proteção alguma. Mantenha sempre disponíveis caminhas, tocas ou até caixas para que ele se proteja

- Para animais que vivem em quintais, confira se a casinha está bem protegida, sem frestas ou aberturas que facilitem a entrada do frio ou de água

- Prefira horários mais quentinhos para os passeios, sem garoa ou sereno

- Bolsas de água ou gel aquecidas podem ajudar o bichinho a dormir melhor. Basta aquecer e colocar embaixo das cobertas da caminha, casinha ou toca predileta

- Mantenha a rotina de alimentação e evite excessos

- Aumente a oferta de água em diversos pontos da casa para estimular a ingestão

- Se der banho em casa, fique atento à temperatura da água, morna e agradável, e seque muito bem o animal com toalha ou secador. Não deixe que ele se seque sozinho, ao ar livre

- Deixe o ambiente com umidade e temperatura adequadas. Aquecedores acabam deixando o ambiente seco e quente. O ideal é associar um aquecedor com capacidade de umidificar o ar ou ter um umidificador separado. Tome cuidado para não deixar o equipamento ao alcance do animal, pois podem ocorrer queimaduras ou choques elétricos.

- Cheque se a vacinação está em dia; e consulte o veterinário sobre a imunização contra gripe e tosse dos canis

- Roupinhas e sapatinhos devem ser confortáveis; se o animal não tolera o agasalho, não insista -e ofereça outros formas para que ele se aqueça, como cobertores e caminhas
Folhapress
PUBLICIDADE
Continue lendo
Conheça a Cão Policial Arya

PM de operações com cães realiza interação com crianças em Maringá

23 JUN 2021 às 17h50
Negligência

MP denuncia homem que ateou fogo em bode em Jaguapitã

23 JUN 2021 às 16h15
Fique atento!

Pets exigem maior atenção durante o frio

22 JUN 2021 às 23h59
Maus-tratos

Prefeitura de Maringá resgata quatro cães abandonados

22 JUN 2021 às 15h00
Veja cuidados

Pets sofrem com problemas respiratórios e nas articulações no inverno

21 JUN 2021 às 14h30
Na.Mosca

Secretaria do Ambiente de Londrina divulga aplicativo para adoção de animais

18 JUN 2021 às 23h59
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados