Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pet care!

Sema promove adoção responsável de cães e gatos em Londrina

Redação Bonde com N.Com
22 dez 2020 às 14:19
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o objetivo de dar um novo lar a cães e gatos que sofreram situações de maus-tratos, a Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) tem promovido, de forma permanente, a campanha Adote esta Causa: Maus-tratos é Crime.


Realizada pela Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), a iniciativa conta, atualmente, com 40 animais disponíveis para adoção, sendo 28 cães e 12 gatos. Quem tiver interesse em adotar um deles deve acessar a página da DBEA, onde se encontram fotos dos animais e o formulário para a adoção, assim como outras informações sobre os procedimentos. Após o preenchimento do formulário on-line, o órgão analisará o perfil do candidato e, caso seja aprovado, contatará o interessado para agendar a entrega do animal e a assinatura do termo de adoção.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a diretora de Bem-Estar Animal da SEMA, Bruna Ontivero, o processo de triagem dos adotantes é baseado em critérios estabelecidos em conjunto com o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (COMUPDA) e organizações não-governamentais (ONGs) de proteção animal. "Seguimos esses protocolos para assegurar o comprometimento e a adequação do candidato para a adoção. Todo animal é um ser vivo que precisa de assistência e cuidado. Por isso, a pessoa tem que estar disposta a assumir as responsabilidades e fazer os esforços necessários”, disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


A gerente de Educação Ambiental, Lidiane Isidoro, lembrou também que, entre os requisitos para se adotar um cão ou gato, estão ter a idade mínima de 18 anos, possuir um local apropriado para acolher o animal e oferecer a atenção e o cuidado necessários. "É preciso manter a higiene do animal e cuidar de sua saúde, disponibilizar um abrigo confortável e seguro, e oferecer liberdade, espaço e carinho para ele”, afirmou.

Publicidade


Quem desejar mais informações sobre o processo de adoção pode ligar para o telefone (43) 3372-4769, de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h.


Denúncias – Através da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), a SEMA verifica as denúncias de maus-tratos aos animais e, em casos extremos, realiza a apreensão dos cães e gatos que se encontram em risco de morte. Após a recuperação, os bichos ficam disponíveis para a adoção.

Publicidade


A população pode denunciar abusos aos animais através do número de WhatsApp (43) 99994-8677 ou dos telefones (43) 3372-4765 e (43) 3372-4775, de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h. Caso a situação seja de urgência, a ligação também pode ser feita para a Guarda Municipal pelo telefone 153, que atende 24 horas por dia, sete dias por semana.


São considerados crimes de maus-tratos: a manutenção do animal fechado em espaços de tamanho inadequado ou em amarras (como cordas e correntes); e a privação de socorro médico-veterinário ou de alimento, água, abrigo ou local em que o animal possa fazer as suas necessidades fisiológicas. Causar sofrimento físico ou psicológico e experiências dolorosas ao mesmo também é crime.

Todas essas ações ou omissões são descritas na Lei Municipal nº 12.992/2019, que ampara o trabalho da SEMA. Recentemente, com a publicação da Lei Federal n.º 14.064/2020, a gravidade do delito de maus-tratos aos animais aumentou. Agora, quem praticar qualquer uma das condutas acima será considerado criminoso, podendo receber pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição da guarda do animal. Caso o animal morra, a pena aumenta de um sexto a um terço.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade