A Prefeitura de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) informou, nesta terça-feira (6), que irá participar do Dia D de multivacinação promovido pelo Governo do Estado, neste sábado (10). O foco da ação será a aplicação de doses da vacina da Influenza - contra a gripe -, mas também serão fornecidas as demais vacinas de rotina, vacina da dengue e coleta de exames preventivos para as mulheres. O Dia D será feito em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município, das 8h às 17h.
Entre os serviços estão: a atualização da caderneta de vacinação, vacina de dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e vacinas de influenza para grupos prioritários; e coleta do exame preventivo do câncer de colo de útero para mulheres. Para receber os serviços, basta comparecer a UBS mais próxima com documento que tenha foto, cartão do SUS e carteira de vacinação.
Fazem parte do grupo prioritário da vacina contra a gripe: crianças (de seis meses a menores de seis anos); gestantes e idosos. Também podem se vacinar pessoas dos grupos especiais: puérperas; indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.
Leia mais:

Pâncreas artificial controla diabetes e reduz picadas, mas tem preço proibitivo

Testes gratuitos de visão serão ofertados na Expo Japão de 2025

Saúde confirma morte de idoso por dengue na Zona Oeste de Londrina

Paraná registra 85 óbitos em uma semana por síndrome respiratória
Bárbara Radigonda, enfermeira e responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica em Cambé, explica que essas ações são destinadas para que cada vez mais pessoas possam se imunizar e proteger aqueles que mais amam.
“Nesse momento não são todas as pessoas contempladas, mas grande parte da população já pode tomar a vacina. Então, a gente chama essa população para comparecer a UBS mais próxima da sua casa e se imunizar contra a gripe. A nossa cobertura vacinal segue muito baixa, e precisamos intensificar essa vacinação para a nossa população ficar protegida. E também estaremos com as outras vacinas do calendário, vacina de dengue, enfim. A gente chama a população para estar aproveitando este sábado”, disse.
Cobertura parcial da vacinação em Cambé
A Secretaria de Saúde Pública divulgou que desde o início da campanha nacional de vacinação em Cambé, no dia 1 de abril, foram imunizados somente 19,37% de um público-alvo de 43.614 cambeenses. Do público prioritário, foram vacinados 11,04% de crianças de seis meses a dois anos, 5,57% de crianças de dois a seis anos, 30,49% das gestantes e 29,34% dos idosos. A meta, conforme o Ministério da Saúde, é vacinar 90% de cada grupo.
Já a vacina da dengue, destinada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, foi aplicada em 44,3% deste público-alvo. A meta do Ministério da Saúde é imunizar também 90% dessa faixa etária.
Vacinação nas escolas
Além dos mutirões de vacinação aos sábados, a Secretaria vem adotando outras medidas para aumentar os índices de imunização. Desde a última semana, as equipes das UBS estão levando a vacinação diretamente para os 56 espaços educacionais de Cambé, incluindo, Escolas Municipais, Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas Estaduais.
Em um primeiro momento, está sendo feita a avaliação da caderneta de vacinação para identificar as carências de alunos e profissionais de educação. Posteriormente, com a permissão dos pais, serão aplicadas doses das vacinas de Influenza (gripe), Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (difteria, tétano e coqueluche), Meningocócica ACWY (meningite), HPV (Papilomavírus Humano) e dT (difteria e tétano para adultos). Até o momento foram avaliadas 78 cadernetas de vacinação de alunos e 11 de profissionais da educação.
Leia também:
