Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entre cinco e 14 anos

Casos de SRAG aumentam em crianças com a volta às aulas, afirma Fiocruz

Redação Bonde com Agência Brasil
14 fev 2025 às 12:45

Compartilhar notícia

Tiago Angelo/Uenp
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O último Boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), alerta para a tendência de aumento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) entre crianças e adolescentes, especialmente entre cinco e 14 anos, com a volta às aulas. 


O retorno ao ano letivo, quando as crianças passam mais tempo em ambientes fechados, em maior contato e com menor circulação de ar, favorece a transmissão dos vírus respiratórios. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Pesquisadora do Boletim InfoGripe, Tatiana Portella destaca que esse cenário tem sido registrado principalmente no estado de Goiás e no Distrito Federal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Boletim semanal

Saúde confirma mais de 3.500 casos e duas mortes por dengue no PR

Imagem de destaque
17ª Regional de Saúde

Região de Londrina soma cinco mortes por dengue em 2025

Imagem de destaque
Na zona Sul

Universidade de Londrina oferece atendimento odontológico gratuito à mulher

Imagem de destaque
Imunização

Londrina reforça vacinação contra HPV nas UBSs incluindo jovens de 15 a 19 anos


“A orientação é ficar em casa, em isolamento, recuperando-se da infecção, para evitar transmitir o vírus para outras crianças dentro da escola e, assim, quebrar a cadeia de transmissão desses vírus respiratórios", disse Tatiana. 

Publicidade


"Se não for possível manter a criança dentro de casa em isolamento, a recomendação é que, caso ela já tenha idade adequada, vá para a escola usando uma boa máscara, especialmente dentro da sala de aula”, completou.


Imagem
Prefeitura de Londrina faz corte de gastos de quase R$ 30 milhões por mês
A Prefeitura de Londrina está fazendo um contingenciamento de cerca de 30% da verba de custeio disponível para este ano. O montante mens


A pesquisadora chamou a atenção ainda para a covid-19 que tem afetado principalmente a população mais idosa, mas também impacta as crianças pequenas e outros grupos de risco.

Publicidade


“A gente pede que essas pessoas estejam em dia com a vacinação contra o vírus para evitar desenvolver as formas mais graves da doença. Além disso, é importante que essa população, principalmente as pessoas que residem em estados com aumento de casos de SRAG por covid-19, use máscaras em locais fechados e também dentro dos postos de saúde”, disse a pesquisadora.


No cenário nacional, a atualização mostra que os casos de SRAG continuam em baixa ou em queda na maioria dos estados da região Nordeste, Sudeste e também do sul do país. 


Em relação à região Norte (Amapá, Rondônia, Tocantins)  e também na região Centro-Oeste (Mato Grosso), a atualização verificou crescimento dos casos de SRAG associado à covid-19, especialmente entre os idosos.


“Contudo, em alguns outros estados da região Norte, como Amazonas, Pará e Maranhão, a gente já tem observado o início de reversão desse crescimento e até mesmo queda do número de novos casos graves por covid-19”, informou a pesquisadora.


Imagem
Menino de 14 anos aprovado no Vestibular da UEL começa a estudar em faculdade particular
Lorenzo Coneglian, menino de 14 anos aprovado no Vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina) no início do ano, começou a frequentar as aulas do curso de Ciência da Computação nesta segunda-feira (12) na UniFil.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo