Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Novembro Roxo

Em Londrina, 11% dos nascimentos são prematuros, mais de 600 por ano

Redação Bonde com N.Com
06 nov 2026 às 16:22

Compartilhar notícia

Foto: Reprodução / Magnific
siga o Bonde no Google News!

Mais de 600 bebês nascem prematuros todos os anos em Londrina, o equivalente a 10% a 11% dos partos realizados no município. O cenário é um dos focos da campanha Novembro Roxo, que mobiliza a Secretaria Municipal de Saúde com ações de conscientização, capacitação de profissionais e melhorias no atendimento às crianças e suas famílias.


A prematuridade também tem impacto nos indicadores de mortalidade infantil. Segundo Gabriela Curan, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno na Atenção Primária, mais de 70% dos óbitos de crianças com menos de 1 ano ocorrem entre recém-nascidos prematuros.


LEIA TAMBÉM:

- Londrina e região têm 72 vagas para recenseador; confira o salário e benefícios


Diante desse cenário, a secretaria pretende fortalecer a assistência desde o pré-natal até o acompanhamento após a alta hospitalar. A proposta é ampliar os cuidados com os bebês e oferecer suporte às famílias durante o desenvolvimento das crianças.


Acompanhamento após a alta


Uma das prioridades da campanha é melhorar a comunicação entre os hospitais que atendem gestações e partos de alto risco e as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Em Londrina, os hospitais de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) nesse atendimento são o Hospital Universitário e o Hospital Evangélico. Na rede privada, os partos prematuros também são realizados no Hospital da Unimed e no Hospital Notre Dame Bela Suíça.


A intenção é aprimorar os fluxos de encaminhamento e retorno entre as unidades, garantindo que as informações sobre os bebês cheguem aos serviços responsáveis pelo acompanhamento após a internação. A medida busca assegurar a continuidade da assistência à mãe e à criança, especialmente depois da alta hospitalar, período considerado importante para a saúde e o desenvolvimento dos prematuros.


O slogan da campanha deste ano reforça essa proposta: “Pequeno no tamanho, grande no potencial. Investir no acompanhamento pós-alta é proteger o futuro”.


Capacitação na rede municipal


A programação do Novembro Roxo também prevê uma capacitação on-line para enfermeiros que acompanham o crescimento e o desenvolvimento infantil nas UBSs, por meio das consultas de puericultura.


A atividade será realizada em 24 de novembro e deve reunir aproximadamente 60 profissionais da rede municipal. O objetivo é qualificar o atendimento aos bebês prematuros e fortalecer o acompanhamento após a saída do hospital.

Cadastre-se em nossa newsletter


Como parte da mobilização, as UBSs receberão decoração na cor roxa, símbolo da conscientização sobre a prematuridade. A iluminação também será alternada entre roxo e azul, em referência ao Novembro Roxo e ao Novembro Azul, campanha dedicada à saúde do homem.

Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas