A partir do dia 3 de abril, segunda-feira, o Hemocentro Regional de Londrina, do HU-UEL, passa a atender doadores de sangue também no período da manhã, de segunda a sexta-feira.
Assim, o horário de atendimento passa ser das 8h às 18h30 nesses dias. Aos sábados, mantém-se o horário das 8h às 17h30. A medida visa aumentar a coleta de sangue em cerca de 400 bolsas mensais.
Leia mais:
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Grupos no Facebook promovem "inseminação caseira" e geram polêmica nas redes sociais
Atualmente, esse número chega a 1.200 bolsas/mês.
Com isso, o Hemocentro não exige mais o agendamento junto à Hemepar, embora seja desejável mantê-lo, especialmente nos sábados, para se ter uma ideia do número de doadores que vão comparecer para fazer a doação.
O doador deve ter entre 16 e 59 anos (menores de 18 precisam comparecer com o responsável legal), pesar no mínimo 50 quilos e apresentar bom estado de saúde.
É preciso levar documento oficial com foto, estar hidratado e não estar em jejum. O ideal é ter feito uma refeição leve, uma ou duas horas antes da doação. O Hemocentro abastece mais de 20 hospitais da região, dentre eles o próprio Hospital Universitário e o Hospital do Câncer de Londrina.
O Hemocentro se localiza em prédio anexo ao HU, na Rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156. Mais informações no (42) 3371-2356 ou (43) 3371-2218.