Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
No Brasil

30% das mortes de câncer estão relacionadas ao tabagismo

Redação Bonde com Saúde em Pauta
03 fev 2012 às 14:36
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O panorama do câncer no Brasil continua preocupando a população e as autoridades médicas. Há tempos atrás, a doença era considerada exclusivamente de idosos, porém, atualmente é comum observar a alta incidência da patologia em crianças e mulheres. Dessa forma, com a finalidade de alertar a população e intensificar a prática de medidas preventivas, é lembrado amanhã (4) o Dia Mundial do Combate ao Câncer.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) prevê que, somente entre 2012 e 2013, um milhão de brasileiros terá algum tipo de câncer, sendo 51% entre os homens e 49% entre as mulheres, segundo o médico oncologista e presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Dr. Anderson Silvestrini. O câncer em si ocorre quando o crescimento tumultuado de células malignas invade os órgãos e tecidos do corpo e pode, inclusive, espalhar-se para outras regiões, processo conhecido como metástase.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O especialista faz uma comparação do crescimento do câncer no Brasil e revela que 10 anos atrás a confirmação do quadro clínico se dava em torno de 150 mil novos casos ao ano. Hoje, esse número subiu para 500 mil, o que significa um aumento superior a 200%. Mediante este resultado, a taxa de crescimento revela também que os principais tipos da doença são diferentes entre os sexos, com exceção da enfermidade de pele que é curável por meio do procedimento cirúrgico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR


"As mulheres estão sujeitas ao câncer de pele e do colo do útero. Já para os homens, o câncer de próstata, de pulmão e do intestino são os mais suscetíveis", revela o especialista. Ainda que as estatísticas sejam alarmantes, a incidência de cura varia de acordo com o tipo da enfermidade, embora o melhor método seja investir nas medidas preventivas.

Publicidade


Câncer infantil


Enquanto algumas crianças aproveitam a infância em meio a brincadeiras e rodeadas pelo ambiente familiar e escolar, outras já travam uma batalha diária pela vida. A leucemia aguda, por exemplo, corresponde a 25% dos casos de câncer no período infantil, segundo o Dr. Celso Massumoto, médico hemato-oncologista do Hospital Oswaldo Cruz.

Publicidade


Segundo o especialista, crianças que apresentam o quadro clínico de Síndrome de Down e Anemia de Fanconi (enfermidade hereditária caracterizada pela insuficiência medular) apresentam mais chances de desenvolver a doença. Para o Dr. Anderson Silvestrini, lamentavelmente, é fato o aumento dos casos de leucemia infantil, embora menor em relação aos adultos, mas ainda sim alarmantes: cerca de 10 mil novos casos são registrados todo ano.


Prevenção ainda é o melhor remédio

Publicidade


O tabagismo é responsável por cerca de 30% das mortes ligadas à doença, e um fator que agrava as estatísticas é o hábito do fumo aliado à ingestão de bebidas alcoólicas. Para evitar esse comportamento, prevenir e diagnosticar um possível quadro de câncer, alguns exames como o de sangue oculto nas fezes (utilizado para identificar algum sangramento em ambos os sexos) são recomendados por especialistas.


"Para o sexo feminino, testes ginecológicos como o papanicolau (feito para detectar enfermidades futuramente) e o de mamografia (recomendado para mulheres acima dos 40 anos) são os indicados. Para os homens, além do exame de sangue oculto nas fezes, o de toque retal é fundamental na prevenção", comenta o especialista.

Mesmo que não se trate de informações novas, hábitos como a prática de exercícios físicos, manter uma alimentação saudável e evitar crises de estresse são a melhor forma de barrar o desenvolvimento do câncer. "O câncer é uma doença de envelhecimento, portanto, boa tarde da população terá algum tipo", adverte o Dr. Anderson Silvestrini. Mesmo assim, é importante seguir à risca essas recomendações e lembrar de que o diagnóstico precoce reduz o risco do câncer, bem como aumenta as chances de cura.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade