A vitamina D é muito importante para o nosso corpo porque ela ajuda na absorção e fixação do cálcio. Além disso, previne doenças e promove a manutenção dos ossos. Para que ela exerça suas funções normalmente é preciso se expor ao sol.
Segundo dados recentes de um estudo britânico, as pessoas que apresentam bons níveis de vitamina D no sangue têm até 40% menos chances de desenvolver câncer de cólon.
Fabricada pelo organismo, quando esse processo não é suficiente sua reposição deve ser realizada através da alimentação. Especialistas explicam que a falta de vitamina D causa danos ao corpo e a mente.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Ainda na opinião de profissionais, os adultos e crianças devem consumir pelo menos 600 Unidades Internacionais (UI) de vitamina D por dia. A partir dos 70 anos, essa quantidade sobe para 800 UI.
Uma das dicas para descobrir se há falta dela no seu corpo é observar a pele. O sol é responsável por sintetizar a vitamina D no organismo. Então, se sua pele está mais escura é sinal de deficiência, pois o pigmento protege a pele e impede a absorção.
O protetor solar diminuir cerca de 90% da absorção de vitamina D pelo sol. Por isso, para tomar sol sem protetor o indicado é antes das 10h da manhã e depois das 16h da tarde.
Observe os sintomas
Músculos fracos - a fraqueza muscular pode ser ocasionada pela falta de vitamina D, uma vez que os músculos esqueléticos só funcionam adequadamente com níveis ideais no corpo.
Depressão - durante a adolescência, a deficiência de vitamina D pode gerar distúrbios psiquiátricos como a depressão.
Doenças respiratórias - infecções respiratórias com certa frequência pode indicar falta de vitamina D no organismo. Segundo estudos realizados no Japão, crises de asma foram reduzidas em crianças que tomaram suplemento de vitamina D.
Enfraquecimento dos ossos - a falta de vitamina D impede o organismo de absorver a quantidade de cálcio adequada, levando ao enfraquecimento dos ossos e ao aumento do risco de desenvolver fraturas.
Doenças cardiovasculares - Um estudos realizado pela Universidade de Harvard comprovou que baixos níveis de vitamina D no sangue podem dobrar o risco de doenças cardiovasculares.
Atenção: a ausência de vitamina D enfraquece os ossos, aumenta a vulnerabilidade e possibilidade de contrair infecções, provoca transtornos de humor e quatro vezes mais riscos de desenvolver diabete tipo 1.
Como aumentar o índice de vitamina D no organismo
O sol é a fonte mais ricas de vitamina D. Porém, existem alimentos capazes de combater a deficiência dela no organismo. Saiba quais são e adote-os em sua alimentação:
- Atum, arenque e sardinha, assim como a gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau, leite integral, manteiga e iogurte;
- segundo especialistas, leite e seus derivados são as melhores fontes do mineral. Entretanto, as folhas verde-escuras, a semente de gergelim, a soja, a sardinha, o salmão e a quinua também são boas fontes de cálcio.
(com informações do site Espelho Meu)