Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja o que fazer

Acordar de madrugada para comer pode ser distúrbio de sono, comenta médica

Redação Bonde com Agência Brasil
13 ago 2022 às 13:50
- Marcello Casal Jr/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Acordar de noite para ir à geladeira em busca de comida pode ser um distúrbio de sono. Isso porque o organismo da maioria das pessoas está preparado para o jejum na madrugada, não digerir alimentos calóricos e em abundância no período do sono. Distúrbio alimentar associado ao sono e a síndrome do comer noturno podem explicar tal conduta.


“Nessas pessoas, o organismo entende que a hora de maior funcionamento seria à noite. Por causa disso, têm pouca fome de manhã e mais apetite à noite”, pontua a médica e pesquisadora do Instituto do Sono Dalva Poyares.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A chamada síndrome do comer noturno é um distúrbio alimentar caracterizada pelo aumento da necessidade de ingerir alimentos à noite, antes do período principal de sono e com despertares noturnos para alimentação. O hábito de comer noturno pode ter explicações ligadas ao metabolismo e ao ritmo circadiano - o relógio interno do organismo do indivíduo. Há pessoas, conhecidas como vespertinas, que são mais ativas no período noturno.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos

Imagem de destaque
Preocupante

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses


Para a correta identificação do distúrbio de sono, os médicos questionam se o paciente se lembra, ou não, de ter despertado para comer. A amnésia total ou parcial em relação à alimentação é um indicativo de distúrbio alimentar associado ao sono, que pode ser desencadeado por medicamentos hipnóticos ou por parassonia - comportamento semelhante ao sonambulismo. Na síndrome do comer noturno, há consciência do que se ingeriu e memória dos eventos no dia seguinte.

Publicidade


Conforme a médica, o distúrbio alimentar associado ao sono se dá em pessoas com propensão a ter parassonia e é caracterizado por despertares noturnos seguidos de comportamento exclusivamente relacionado à mastigação e à deglutição de alimentos ou substâncias. No dia seguinte, a pessoa não tem memória do fato ou tem só alguns fragmentos de lembrança.


“Quem tem esse distúrbio de sono tende a comer alimentos não usuais ou misturar alimentos que não combinam e que nunca consumiriam, se estivessem conscientes, podendo acordar nauseado ou se sentindo mal”, comentou Dalva Poyares.

Publicidade


A especialista afirma que medicamentos hipnóticos usados para combater a insônia também podem desencadear o distúrbio de sono em qualquer pessoa. Ao ingerir o remédio, em vez de dormir, a pessoa tem comportamento de sonambulismo.


“Uma das coisas que acontecem é a pessoa comer e não lembrar. Nesse momento ela corre riscos associados à ingestão de substâncias tóxicas, coisas que estão na geladeira e não estão muito boas, misturar alimentos que não combinam, ou mesmo ter lesões por cozinhar ou preparar alimentos durante a madrugada, ou acordar se sentindo mal”, explicou.


Segundo a pesquisadora, existem tratamentos disponíveis para os distúrbios de sono. Se o comportamento persistir, é necessário procurar ajuda profissional. “É preciso investigar as causas da superficialidade do sono e os motivos que fazem o sono ficar fragmentado para tratar. Se não se encontrar nada, é sinal de sonambulismo, que é outro tratamento."


A médica alerta ainda que essa situação pode ser perigosa e recomenda que sejam tomadas medidas de segurança como retirar objetos perfurocortantes do ambiente, dificultar o acesso à geladeira, além de fazer tratamento.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade