Uma criação inovadora promete mudar a vida de muitos pacientes, especialmente dos que sofrem de Mal de Parkinson. Chamado de adesivo inteligente, o produto foi desenvolvido por pesquisadores da Coréia do Sul e publicado pela revista "Nature Nanotechnology".
O adesivo é feito de nano materiais flexíveis e mede cerca de duas polegadas. Ele é ativado pelo calor do corpo, possibilitando a monitoração da atividade muscular e liberação de medicamentos.
O paciente não precisará se preocupar com horários e doses dos medicamentos, pois os sensores são capazes de determinar o momento e a quantidade correta a ser aplicada. O remédio é absorvido na pele.
Leia mais:
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
A criação é um projeto promissor, em especial para os pacientes que sofrem de Mal de Parkinson. Por conta dos tremores constantes, o adesivo pode liberar o medicamento na hora para aliviar o problema.
Os pesquisadores estudam, a partir de agora, um dispositivo que permita acessar o adesivo por meio de uma conexão sem fio. Assim, o médico poderá ser alertado sobre o quadro do paciente e deverá indicar a medicação adequada. A previsão é de que o produto esteja disponível no mercado daqui a cinco anos. (Com informações do G1).