Um estudo do Hospital Geral de Massachussets (EUA) afirma que aferir a pressão arterial em ambos os braços pode identificar propensão a acidente vascular cerebral (AVC).
A pesquisa realizou o procedimento em cerca de 3,4 mil pessoas na faixa etária de 40 anos ou mais e constatou que, em geral, a diferença da pressão arterial nos braços foi de cinco pontos. No entanto, em 10% desses pacientes, a diferença foi de 10 pontos ou mais.
Após esta fase, o grupo que apresentou maior diferença na medição arterial foi acompanhado durante 13 anos. Notou-se que a possibilidade de sofrerem ataque cardíaco ou AVC era 38% maior.
Leia mais:
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
De acordo com os médicos, a discrepância nos números da pressão podem indicar uma possível artéria obstruída. Logo, se as do braço estão comprometidas, as do cérebro e do coração também podem estar.
Os médicos ainda ressaltam que não está claro se uma intervenção precoce preveniria, de fato, ataques cardíacos ou AVCs. O que se sabe é que este diagnóstico pode motivar os pacientes a levarem uma vida mais saudável, com mais exercícios físicos, menos estresse e menor consumo de álcool.
(Com informações do Portal Terra)