Na quinta-feira (22), das 8h30 às 10h30, cerca de sete agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde irão participar do 3º Abraço Pela Paz no Lago Norte de Londrina, com o tema "Londrina é o nosso quintal".
Será montado um espaço de orientação sobre diversas endemias como leishmaniose, doença de chagas, esquistossomose, além das doenças provocadas pelo Aedes aegypti. O objetivo da participação da Secretaria na ação é fortalecer a conscientização da comunidade sobre os cuidados com o meio ambiente e o combate ao Aedes aegypti.
De acordo com a educadora em Endemias do Município, Lucimara Vasconcelos, os agentes levarão o mostruário dos caramujos africanos e da esquistossomose e bicho barbeiro, além da maquete do quintal certo e o errado, para evitar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
Leia mais:
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
"Também é possível que eles levem o larvário, com as fases do mosquito, e haverá distribuição de panfletos com orientações", disse.
Cerca de mil pessoas são esperadas para o evento, incluindo alunos de escolas municipais e estaduais, lideranças comunitárias e religiosas, representantes de secretarias e conselhos municipais, educandos de serviços de convivência, instituições locais e moradores.
A iniciativa tem um olhar voltado para o cuidado com o meio ambiente e a boa manutenção dos espaços de lazer da cidade.
O 3º Abraço Pela Paz no Lago Norte de Londrina é realizado pela Rede Intersetorial do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte B e conta com a participação das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Ambiente, Saúde e Cultura; Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz), ONG Londrina Pazeando, Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Viva Vida, CEPAS, AME, EPESMEL, Centro Educacional Marista, Associação dos Moradores do Conjunto Milton Gavetti, além de lideranças comunitárias e religiosas da região e moradores da comunidade.
Números da dengue
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira (21), o relatório semanal com dados atualizados sobre a dengue em Londrina.
De janeiro até o momento, foram registradas 13.251 notificações. Deste total, foram confirmados 4.526 casos e 7.321 descartados. Outras 1.404 notificações estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.