As galerias do prédio da Câmara Municipal de Londrina estão tomadas por agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde. Eles usam a sessão desta quinta-feira (17) do Legislativo para protestar contra o formato do novo concurso público da categoria.
De acordo com os profissionais, o edital do teste seletivo não contempla prova de títulos tampouco tempo de serviço dos participantes. Alguns manifestantes alegam que trabalham como agentes no município há 15 anos e gostariam de ter a experiência leva em conta no concurso.
"A prefeitura se comprometeu a discutir o formato do concurso com os profissionais e também com a Câmara, mas isso não aconteceu. Novamente o Legislativo foi desrespeitado pelo Executivo", criticou o presidente da Comissão de Seguridade Social da Câmara, vereador Gustavo Richa (PHS).
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
O secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, foi até o Legislativo para esclarecer os pontos conflitantes. Ele destacou que o concurso não vai levar em conta o tempo de serviço dos participantes para evitar possíveis direcionamentos.
O edital do concurso público pode ser conferido no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).