Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Importante!

Ambulatório do HU promove ação para detecção de câncer de pele

Agência UEL
03 dez 2019 às 11:38
- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Professores e residentes de dermatologia do HU (Hospital Universitário) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e médicos colaboradores de Londrina vão realizar atendimento neste sábado (7), no AEHU (Ambulatório de Especialidades do HU). É a 21ª Campanha Nacional do Câncer de Pele, ação promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O professor Airton dos Santos Gon, do Departamento de Clínica Médica, do CCS (Centro de Ciências da Saúde), explica que o atendimento é gratuito e visa o reforço de medidas preventivas. Durante o atendimento, caso o paciente apresente manchas, pintas ou lesões que não cicatrizam, será coletado material para realização de biópsia e de detecção precoce de câncer de pele.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O atendimento da Campanha Nacional do Câncer de Pele será realizado das 9 às 15 horas, no AEHU, localizado no Campus Universitário. O professor Airton dos Santos Gon diz que uma das principais medidas de prevenção do câncer de pele é evitar o sol em excesso e - ao se expor aos raios solares - usar proteção.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


Estatísticas - Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, o câncer não tem uma única causa. "Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas [presentes no meio ambiente]. As mudanças provocadas (...) pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer."


De acordo com o Inca, o câncer de pele não-melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. O câncer de pele apresenta alto percentual de cura, desde que o diagnóstico seja feito precocemente. "Entre os tumores de pele, é o mais frequente e de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas", aponta.

O Inca informa que a neoplasia de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo raro em crianças e negros, com exceção de portadores de doenças cutâneas. "Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo", alerta o instituto. "Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com história pessoal ou familiar desse câncer ou com doenças cutâneas prévias são as mais atingidas".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade