O anestesiologista de Londrina Wanderley Zanotto Lopes dos Santos, 73, foi o 32º médico a morrer em decorrência da Covid-19 no Paraná. Segundo o CRM-PR (Conselho Regional de Medicina do Paraná), ele tinha 47 anos de atividade profissional. O especialista em anestesiologia faleceu no Hospital do Coração, em Londrina, onde estava internado devido a complicações pelo novo coronavírus.
Natural de Londrina, onde nasceu em 19 de julho de 1947, Santos faleceu na noite de quarta-feira (13) e foi sepultado na quinta (14) em um cemitério da cidade. Era formado pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), turma de 1973.
O médico integrava desde 1975 o corpo clínico dos hospitais da Iscal (Irmandade da Santa Casa de Londrina), incluindo a Santa Casa de Londrina e o Mater Dei, do qual ocupou a diretoria clínica por muitos anos, como diretor e vice. Atuou ainda nos hospitais do Coração, Araucária e Otocentro. Logo após se formar em Curitiba, o médico mudou-se para São Paulo para fazer residência, tendo se registrado no CRM-SP sob o número 21.276. Ele integrou a diretoria da Associação Médica de Londrina em algumas gestões.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Oeste
Também na última quarta havia falecido em Cascavel (Oeste), por causa da Covid-19, o neurocirurgião e professor Orival Alves. Ele tinha 73 anos e este ano completaria 50 de formação médica. Foi o primeiro médico de Cascavel a perder a vida por causa da doença.
Daniel Martins Neto
Londrina perdeu outro médico e professor esta semana. O dr. Daniel Martins Neto, especialista em Psiquiatria, faleceu na manhã de quarta-feira (13), de infarto. O velório aconteceu no parque das Allamadas e a despedida ocorreu ao final do mesmo dia. Era natural de Londrina e tinha 70 anos.
A UEL (Universidade Estadual de Londrina, na qual foi integrante do corpo docente, emitiu nota lamentando a sua morte. "É com grande pesar que o Colegiado de Medicina da UEL comunica o falecimento do nosso ex-professor, Dr. Daniel Martins Neto, ocorrido no dia 13 de janeiro. O Dr. Daniel foi docente do Departamento de Clínica Médica/CCS, na área de Psiquiatria, aposentado recentemente após décadas de atividades didáticas junto ao curso de graduação em Medicina e à residência de Psiquiatria. Os docentes e alunos da Medicina da UEL expressam seu mais profundo pesar e solidariedade aos familiares do Dr. Daniel Martins Neto neste momento de luto".