A ideia de que tomar antibióticos enfraquece os dentes é bem antiga. Ela sempre foi usada para justificar os dentes fracos e cariados das crianças.
Mas dentistas finalmente resolveram esse mistério e confessaram. Não, antibióticos não enfraquecem os dentes, sequer causam cáries.
Apesar de existir a tetraciclina, um antibiótico que tem capacidade de aderir à dentina, provocando mancha nos dentes, tudo depende da quantidade que será ingerida e se a dentição do medicado ainda estiver sendo constituída.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Quem explica mais é o odontopediatra Guedes Pinto. "Depois de completada a formação dentária, que ocorre por volta dos 12 anos, nem uma tonelada de tetraciclina causa problemas. Os pediatras sabendo disso procuram receitar para as crianças outros tipos de antibióticos, que têm o mesmo efeito."
Mas então qual a relação que as cáries tem com a ingestão desse tipo de remédio?
Esses medicamento, principalmente se forem xaropes, tem em sua composição grande quantidade de açúcar para ser mais atrativo para as crianças.
Como a dose deve ser dada com frequência - de 8 em 8 horas ou de 6 em 6 horas - ela pode ser administrada no meio da madrugada, quando a criança já está na cama. Desse modo, os pais deixam a criança continuar dormindo, o que faz com que a sua higiene bucal fique comprometida.
Logo, para evitar problemas dentários nos pequenos enquanto estiverem doentes, realizar neles uma boa higiene bucal é suficiente. Para bebês, limpar os dentes com uma fralda de tecido ou gaze umedecida em água filtrada também já resolve o problema.
(Com informações do Diário de Biologia)