Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Para evitar novas variantes

Anvisa aprova atualização de vacina contra covid-19

Redação Bonde com Agência Brasil
18 set 2024 às 15:55
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou - por unanimidade - uma instrução normativa que prevê a atualização da composição de vacinas contra a covid-19. A medida é adotada para evitar o aumento da circulação de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 pelo país.


De acordo com a relatora da matéria, a diretora Meiruze Sousa Freitas, a evolução constante do tipo de coronavírus SARS-CoV-2 exige que as vacinas sejam atualizadas periodicamente para lidar com as novas variantes do vírus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“O aprendizado que tivemos com a pandemia trouxe à tona a necessidade de respostas regulatórias mais ágeis. Para reduzirmos a chance de danos, é preciso reduzirmos lacunas no arcabouço regulatório. Elas precisam ser ajustadas em tempo real para atendermos as demandas urgentes de uma crise sanitária”, argumentou Meiruze.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sistemas

92% dos estabelecimentos de saúde brasileiros estão digitalizados, diz pesquisa

Imagem de destaque
Doença viral

Primeiros casos de Mpox são confirmados em Londrina

Imagem de destaque
Novos imunizantes

Novas vacinas contra tuberculose esbarram em subfinanciamento de pesquisas

Imagem de destaque
Entenda

Infarto pode ser confundido com ataque de pânico?


A proposta normativa inclui a resolução da diretoria colegiada e a instrução normativa que tratam das atualizações das vacinas, estabelecendo, segundo ela, “critérios claros e eficientes para atualização das vacinas no Brasil, de forma alinhada com as diretrizes internacionais e a evolução do cenário epidemiológico”. 

Publicidade


Ajuste


A proposta normativa busca ajustar a composição das vacinas para garantir que continuem eficientes diante das mutações do vírus, de forma a continuar protegendo a população.

Publicidade


“A constante revisão e a atualização das vacinas em sintonia com parâmetros globais são essenciais para evitarmos novos surtos e para controlarmos a mortalidade associada ao vírus. Justifica, inclusive, a urgência em suplementarmos um marco regulatório que facilite e acelere esse processo, sem comprometer a qualidade, a segurança e a eficácia”, acrescentou.


Segundo a relatora, o monitoramento contínuo da covid-19 - no Brasil e no exterior - evidencia que a doença não segue um padrão sazonal definido, “mas flutua em ondas determinadas principalmente pelo comportamento populacional. Neste contexto é crucial garantirmos acesso às vacinas atualizadas”, complementou.


Leia também:

Imagem
Curso de Medicina em Arapongas abre inscrições em outubro
O curso de medicina da Faculdade Honpar (Hospital Norte Paranaense) em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) vai abrir inscri&c
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo