Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
VACINAS

Anvisa dispensa registro de vacinas para varíola dos macacos

Redação Bonde com Agência Brasil
19 ago 2022 às 19:00
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta sexta-feira (19), a dispensa de registro para importação de medicamentos e vacinas destinados à prevenção ou ao tratamento da varíola dos macacos.  


Na prática, a resolução simplificará a análise dos documentos e facilitará o acesso da população brasileira aos medicamentos ou vacinas para tratamento ou prevenção da doença, diante da situação de emergência de saúde pública de importância internacional declarada pela OMS (Organização Mundial da Saúde)

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A norma, que terá caráter excepcional e temporário, permitirá que o Ministério da Saúde solicite à agência a dispensa de registro de medicamentos e vacinas que já tenham sido aprovados para prevenção ou tratamento da varíola dos macacos por autoridades internacionais especificadas na resolução. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Saiba quais são as formas legais de acesso a Cannabis para uso medicinal no Brasil

Imagem de destaque
Cuide-se

Em 115 dias, casos prováveis de dengue em 2024 chegam ao dobro do ano recorde

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina


“É importante deixar claro que a Anvisa está exercendo seu papel de agência reguladora. A dispensa de registro é um ato regulatório. E esse ato não significa a aprovação tácita do que vier. Diante de mais um desafio, estamos utilizando uma ferramenta que faz parte do exercício pleno de nossa função”, disse o diretor presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres. 


Serão consideradas as aprovações de medicamentos ou vacinas emitidas por importantes autoridades internacionais, como a OMS (Organização Mundial da Saúde), a EMA (Agência Europeia de Medicamentos) e a MHRA/UK (Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido).


De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra até o momento 3.450 casos confirmados de varíola dos macacos. Os estados de São Paulo (2.279), Rio de Janeiro (403), Minas Gerais (159) e o Distrito Federal (141) lideram o ranking de casos no país. Até o momento, foram confirmados 83 casos no Paraná.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade