Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publieditorial

Aterosclerose: ultrassonografia vascular é aliada no diagnóstico

Caroline Knup*
31 jan 2020 às 18:09
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A aterosclerose é uma doença sistêmica das artérias de tamanho médio e grande do organismo, caracterizada por acúmulo de lipídio e material fibroso dentro uma das camadas da artéria, o que causa redução do calibre e até mesmo a obstrução destes vasos.

De acordo com Gustavo Teixeira Fulton Schimit, cirurgião vascular e especialista em ultrassonografia vascular com doppler da Ômega Diagnósticos, a aterosclerose é uma das principais causas de morte em países desenvolvidos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Vários são os fatores que levam ao desenvolvimento destas doenças, sendo que os principais são, hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia, tabagismo, obesidade, idade avançada e até mesmo uma predisposição genética.

Leia mais:

Imagem de destaque
Zona Oeste

Referência em atendimento de casos de dengue, UPA Sabará mantém atendimento de urgência em ortopedia

Imagem de destaque
Bolsonaro e + 15

Veja lista de indiciados pela PF sob suspeita de fraude em cartão de vacinação

Imagem de destaque
Alerta

Brasil passa de 1,8 milhão de casos de dengue em 78 dias e bate recorde histórico

Imagem de destaque
E mais 11 mortes

Paraná bate recorde e ultrapassa 110 mil casos de dengue; Londrina registra 8 mil


Muitos dos pacientes com aterosclerose são assintomáticos, ou seja, não possuem nenhum tipo de sintoma característico, apesar de já possuírem algum comprometimento das artérias. Os sintomas que podem surgir são muitos, e vão depender das artérias acometidas. Com a redução do calibre e a obstrução das artérias, a passagem de sangue nos por estes vasos é dificultada. "Isso, com o passar do tempo, pode levar a complicações graves, como infarto agudo do miocárdio, no caso do comprometimento de uma artéria coronariana, ou AVC (Acidente Vascular Cerebral), no caso do comprometimento de uma artéria carótida", aponta Schimit em vídeo produzido pela Ômega.

Publicidade


Conforme aponta Schimit, a principal forma de prevenção da doença é a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada e baixa ingestão de sal e de gordura. Para que a prevenção seja mais efetiva, é importante realizar consultas periódicas com o médico especialista.


O diagnóstico depende, em primeiro lugar, de uma consulta médica completa e, quando necessário, de exames complementares. "Desses exames, um que merece destaque é a ultrassom vascular, por ser um método bastante simples, muito confortável para o paciente e muito eficaz", pontua o especialista.

Publicidade


Durante o exame, é possível estudar a anatomia e função da artéria, além de detectar a presença de doenças como a aterosclerose, por exemplo. No caso do estudo das artérias carótidas, além de conseguirmos ver a presença ou não da aterosclerose, podemos encontrar achados de doença subclínica. Nesse caso, com o exame é possível encontrar a presença de indícios de que o paciente apresenta um risco aumentado de desenvolver uma complicação cardiovascular, antes mesmo do aparecimento da aterosclerose propriamente dita, o que pode auxiliar muito o seu acompanhamento clínico.


Para estar em dia com a sua saúde vascular, mantenha hábitos saudáveis, procure seu médico regularmente e saiba se a realização deste exame é indicada para você.

Publicidade


Para agendar, entre em contato pelo telefone(43) 3374-0000 ou WhatsApp (43) 9 9165-1374.


Serviço:
Clínica Ômega Diagnósticos
Av. Bandeirantes, nº 809, Jardim Londrilar - Londrina, PR
Agendamentos: (43) 3374-0000 e (43) 9 9165-1374
E-mail: [email protected]
Facebook: facebook.com/omegadiagnosticoslondrina


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade