A Comissão de Seguridade Social promove audiência pública na Câmara Municipal na próxima sexta-feira (23), às 9h, para discutir o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), instalada na zona oeste de Londrina. A obra foi entregue há cinco meses, no entanto, o local não foi aberto para atender os moradores da região.
A presidente da Comissão da Seguridade Social, vereadora Lenir de Assis (PT), disse que o secretário de Saúde, Edson de Souza, foi convocado para prestar esclarecimentos durante a audiência pública. A petista lembrou que, recentemente, o edital de licitação para a compra de equipamentos foi impugnado, após solicitação do Observatório de Gestão Pública.
"Segundo o secretário Edson, os funcionários já foram contratados e o que falta é a licitação dos equipamentos. Nós já vimos no município, licitações serem realizadas em tempo recorde. Então, que a UPA seja uma prioridade", cobrou a vereadora durante a sessão desta quarta-feira (21).
Leia mais:
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Lenir também convidou o secretário de Gestão Pública, Denilson Novaes, para que durante o encontro o cronograma de funcionamento seja restabelecido. "Sobretudo o prejuízo é da população, mas também na prestação de contas já que os recursos são provenientes do Governo Federal. Já estamos em contato com o Governo para que o recurso fique e não precise ser devolvido", comentou.
Com prazo limite para inauguração até dezembro, o município corre o risco de ser obrigado a devolver R$ 2,6 milhões para União.