O BLH (Banco de Leite Humano) do HU (Hospital Universitário) de Londrina está com estoque baixo e precisa de doações. Segundo a enfermeira Letícia Costa Lima Colineti, a situação do BLH está crítica, uma vez que há somente 45 litros de leite, que são suficientes para nove dias.
Colineti afirmou que, em virtude das férias de final e começo de ano, o número de doações diminuiu consideravelmente. Na última semana, a Folha de Londrina publicou uma reportagem sobre a necessidade de doações para o BLH e, de acordo com a enfermeira, houve procura por telefone. Entretanto, essas doações vão ser realizadas somente na próxima semana.
Em decorrência do estado crítico do estoque, o BLH pede que mães que ainda amamentam e produzem muito leite façam a doação do leite excedente. Para doar, basta ligar para o número (43) 3371-2390 e mostrar interesse. Após a manifestação de querer doar, técnicos do BLH vão até a residência da lactante e fornecem todas as orientações necessárias para a retirada do leite. Além disso, os profissionais providenciam os materiais necessários e recolhem a doação.
Leia mais:
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Há ainda a possibilidade de realizar a doação no HU. Em 2019, o BLH contabilizou, entre doações internas e externas, 2.241 litros de leite doados, que beneficiaram 1.551 bebês. O leite doado pelas lactantes beneficia crianças internadas no HU e em outros hospitais de Londrina e da região. Todas as doações passam por pasteurização e controle de qualidade.
Além do HU, existem outros pontos de coleta em cidades da região de Londrina. Confira abaixo os postos de coleta:
Cambé: Unilac (Unidade de Lactação) - rua Pará, nº 154, Centro.
Rolândia: Unicoamor - rua Alzira Tibursk, nº 102, Centro.
Cornélio Procópio: Santa Casa de Misericórdia - avenida Nossa Senhora do Rocio, nº 1.165, Centro.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.