Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção

Brasil amplia lista de chocolates Kinder proibidos, anuncia Anvisa

Redação Bonde com Ansa Brasil
29 abr 2022 às 08:27
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou que aumentou na quarta-feira (27) a lista dos lotes de chocolates com proibição de vendas no Brasil. Com essa medida, ficam restritos todos os produtos da linha Kinder Schoko-Bons de fabricação na Bélgica e importados ao país - a suspeita é de contaminação por salmonela.


LEIA MAIS: Anvisa ordena recolhimento de lote importado de chocolate Kinder

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Anvisa recebe alerta internacional sobre salmonela no Kinder Ovo

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


A decisão, publicada no Diário Oficial da União, ainda mantém a proibição da comercialização, da distribuição, da importação e do uso dos produtos da marca Kinder oriundos da Bélgica pela empresa Ferrero.

Publicidade


Conforme a Anvisa, "esse chocolate é fabricado nos sabores cacau e branco e está disponível em embalagens de 46g, 125g, 200g e 300g". Os chocolates que são fabricados pela empresa no território brasileiro não são afetados.


A ação foi tomada após a "empresa Ferrero do Brasil informou ter identificado a comercialização de lotes desses produtos, importados por terceiros para o país".

Publicidade


"Já estão sendo tomadas todas as medidas para que o produto não seja encontrado nas lojas, mas é sempre importante que o consumidor saiba identificá-lo por meio da leitura das informações presentes na rotulagem", comentou a Anvisa.


A Ferrero do Brasil apontou que "não comercializa o produto no país", mas que "tomou conhecimento" de uma empresa terceira "com a qual não mantém relação comercial" e que importou "de forma independente" os chocolates Schoko-Bons. A empresa afirma que fará "o recolhimento voluntário" dos produtos.

Publicidade


"Todos os demais produtos Kinder distribuídos pela Ferrero do Brasil são seguros para consumo e não são afetados por este recolhimento".


Recentemente, foram divulgados na Europa mais de 130 casos de salmonela em produtos Kinder que saíram da fábrica na Bélgica, o que levou à retirada de itens da marca em vários países do continente, como Alemanha, Itália e Reino Unido, e ao fechamento por precaução da unidade de produção afetada.

Publicidade


A Ferrero, entretanto, já havia dito que os produtos em questão "não são vendidos no Brasil, portanto não há que se falar em retirada destes itens do país".


Veja a nota na íntegra da Ferrero Brasil:

Publicidade


A Ferrero do Brasil informa que comunicou às autoridades sua decisão de proceder a um recall voluntário e preventivo de qualquer versão do produto KINDER SCHOKO-BONS, fabricados na Bélgica. Apesar da companhia não importar nem comercializar este produto no País, tomamos conhecimento de que empresas terceiras, com as quais não mantemos relações comerciais, o importaram de forma independente que fazem parte de recall conduzido no exterior e, assim, podem apresentar potencial contaminação por Salmonella.


As Resoluções nº 1.233, nº 1.292, nº 1.320 e nº 1.344, todas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apenas dão ciência da proibição de comercialização, importação e distribuição por parte de importadoras independentes ou qualquer outro agente econômico dos produtos que são objeto de recall no exterior, todos fabricados na Bélgica.

Publicidade


A Resolução nº 1.321, em particular, formaliza o recolhimento voluntário e preventivo apresentado espontaneamente pela Ferrero do Brasil dos produtos KINDER SCHOKO-BONS belgas, uma vez ter sido identificada a sua introdução no mercado brasileiro.


Pautando sempre sua conduta em proteção à segurança dos consumidores e qualidade dos seus produtos, a Ferrero do Brasil também voluntariou o seu recolhimento.


A empresa orienta que caso você tenha adquirido este produto, não o consuma e entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 701 6595, todos os dias das 9h às 19h ou pelo e-mail [email protected] para troca ou reembolso.


Todos os demais produtos Kinder comercializados e/ou distribuídos pela Ferrero do Brasil são seguros para consumo e não são afetados por este recolhimento.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade