Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alerta!

Brasil: Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos por dia

Redação Bonde com Agência Brasil
29 jun 2022 às 09:01
- Marcello Casal Jr/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Covid-19 matou duas crianças menores de 5 anos, por dia, no Brasil, desde o início da pandemia. No total, 599 pessoas nessa faixa etária morreram pelo novo coronavírus em 2020. Esse número elevou-se para 840, em 2021, quando a letalidade da doença aumentou em toda a população. Nos dois primeiros ano do surto sanitário, 1.439 menores de até 5 anos faleceram em decorrência da doença no país. A Região Nordeste concentra quase metade desses óbitos.


Informações preliminares divulgadas pelo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde confirmam que a média de duas mortes diárias se mantém em 2022. De janeiro a 13 de junho de 2022, o Brasil registrou 291 mortes por Covid-19 de crianças menores de 5 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os dados de 2020 e 2021, coletados no SIM (sistema de Informação sobre Mortalidade) e revistos pelo ministério e secretarias estaduais e municipais de Saúde, foram analisados pelos coordenadores do Observatório de Saúde na Infância - Observa Infância, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Cristiano Boccolini e Patricia Boccolini.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


O órgão quer ampliar o acesso à informação qualificada e facilitar a compreensão sobre estatísticas obtidas com sistemas de informação nacionais.

Publicidade


Vulnerabilidade


A análise dos dois primeiros anos da pandemia no país aponta que crianças de 29 dias a 1 ano de vida são as mais vulneráveis. “Bebês nessa faixa etária respondem por quase metade dos óbitos registrados entre crianças menores de 5 anos”, comentou Patricia.

Publicidade


A pesquisadora frisou que é necessário acelerar os processos que levem à vacinação desse público. “É preciso celeridade para levar a proteção das vacinas a bebês e crianças, especialmente de 6 meses a 3 anos. A cada dia que passamos sem vacina contra covid-19 para menores de 5 anos, o Brasil perde duas crianças”, pontuou.


De acordo com Cristiano Boccolini, os números se referem a óbitos infantis em que infecção foi registrada como causa básica e àqueles em que a doença é uma das causas da morte, ou seja, agravou alguma condição de risco preexistente ou esteve associada à causa principal de óbito.

Publicidade


“Na análise do Observa Infância, consideramos também as mortes em que a covid-19 agravou um quadro preexistente. Quer dizer que, embora nem todas essas crianças tenham morrido de covid-19, todas morreram com covid-19”, explicou.


Mundo

Publicidade


Os pesquisadores ressaltaram que nem todos os países registram os óbitos pelo novo coronavírus com informações por faixa etária. Até junho de 2022, dados do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em 91 países revelam que a Covid-19 foi a causa básica de morte de 5.376 crianças menores de 5 anos no mundo.


O Brasil responde por cerca de 1 em cada 5 dessas mortes, conforme o Observa Infância.


As evidências científicas trabalhadas são resultado de investigações desenvolvidas pelos pesquisadores no âmbito do Icict (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde) da Fiocruz e da FMP (Faculdade de Medicina de Petrópolis), do Unifase (Centro Arthur de Sá Earp Neto).


As pesquisas ocorrem com recursos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Fundação Bill e Melinda Gates.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade